RESUMO SEMANAL DAS NOVELAS :: 05/02/2017

RESUMO SEMANAL DAS NOVELAS

                                                                                             

CHIQUITITAS

capitulo 325, segunda-feira, 11/12/2017
Miguel encontra Mili desmaiada na sala do orfanato e tenta arrombara porta, sem sucesso. O homem, que na verdade é pai verdadeiro de Mili, tosse muito. Carmen e Matilde ficam do lado de fora para ter certeza que Miguel não fugirá. Miguel consegue abrir a porta da cozinha e salvar Mili. Carmen e Matilde aparecem e Miguel foge. Ao acordar do desmaio, Mili diz que voltou ao orfanato para se certificar que a mascote Pipoca não estava lá. No Café Boutique, Francis, Clarita, Érica e Beto notam que após a série deles na TV aumentou muito o número de seguidores nas redes sociais. Os quatro decidem fazer uma selfie para com isso tentar fazer com que o Café volte a ter clientes e melhore da gravíssima crise.

Mili diz para Maria que acha que Carmen e Matilde estão desconfiadas da existência de Miguel, que chamam de Fantasma. No Rio Grande do Sul, a responsável por Vivi, Jaque, diz que irá apresentá-la a uma grande produtora de modas do estado. Pata aproveita que está na casa de Carmen para se aproximar de Duda, mas Marian aparece para atrapalhar. Durante a noite, Carmen, Matilde e Cintia vão ao orfanato para procurar o tesouro. Thiago solta a aranha Brunilda na sala da mansão dos Almeida Campos para desespero das chiquititas.
capitulo 326, terça-feira, 12/12/2017

Matilde, Carmen e Cintia procuram o tesouro no túnel do orfanato com um detector de metal, mas o objeto quebra e busca termina. De volta a mansão dos Almeida Campos, Carmen briga com todos ao saber que a aranha Brunilda está solta. A aranha aparece no braço de Carmen, que grita e desmaia. Gabriela diz para Cintia que diferente do que dizem acha que Armando – que finge ser Miguel -, não foi seu namorado. Gabriela está sem memória. Os meninos vão para mais um treino de Artes Marciais para o torneio da escola.

Os chiquititos terão que tampar os olhos para o treino com o mestre Chen. Bruno discute mais uma vez com a filha, Dani. A menina queria ver as amigas no orfanato, mas Bruno a proibiu. Sem paciência ele grita para a menina destrancar a porta do quarto. Leila, uma assistente social, vai ao apartamento de Bruno averiguar como está o comportamento entre pai e filha. Em Porto Alegre, Jaque leva Vivi para conhecer Marilia, uma importante produtora de moda que revelou muitos talentos. Marília gosta do material de Vivi.
capitulo 327, quarta-feira, 13/12/2017

Dani responde a todas as questões da assistente social, mas fica com medo do pai que escuta tudo. Ela gostaria de morar com Carol, mas diz que gosta de morar com Bruno. Vivi liga para Carol e conta que surgiu mais um trabalho no Rio Grande do Sul. Carol autoriza Vivi, mas alerta que o novo trabalho não poderá prejudicar suas notas. Começa o grande Torneio de Artes Marciais na escola. O Café Boutique volta a ter clientela com a ação da foto nas redes sociais.

Carmen, Matilde e Cintia aproveitam que todos foram assistir os meninos no torneio da escola para voltarem aos túneis do orfanato e procurarem o tesouro escondido. Elas encontram uma mensagem em uma parede com os dizeres “O último raio de luz ilumina o início na escuridão”. Armando encontra mais uma das quatro pinturas, que juntas levam ao tesouro. A pintura está com Gabriela, que desconhece o teor da obra de arte. Outra está com Carmen e mais uma com Cintia.
capitulo 328, quinta-feira, 14/12/2017

No torneio de Artes Marciais da escola, o time dos chiquititos (Equipe Seis Tigres) é finalista ao lado do time dos meninos encrenqueiros (Equipe Serpentes). As duas equipes finalistas terminam empatadas e Fábio é escalado pelos chiquititos e Janjão pelos encrenqueiros para o último combate. Fábio vence e a equipe dos chiquititos também. Carmen e Matilde revelam para Cintia que descobriram uma passagem secreta, mas que não sabem como fazer para abrir. Carmen mostra que a passagem se abre na escada da sala do orfanato.

As três tentam lançar um raio de luz sobre a escada para ver se o chão se abre com a passagem secreta, mas elas não conseguem. As três começam a pular, mas apenas quando um raio de luz entra pela janela que o chão se abre e as três caem na passagem secreta. Elas acreditam que o tesouro está em uma das paredes e por isso querem levar Armando da próxima vez. Tobias convence sua esposa, Maria Cecília, a jantar com os amigos dele, os funcionários do Café: Beto, Francis, Clarita e Érica. Todos ficam quietos, pois afirmam ser estanho estar com a chefe. Miguel envia para Carmen uma caixa cheia de baratas mortas.
capitulo 329, sexta-feira, 15/12/2017

Cris e Tati conversam com Vivi por vídeo através do computador. No bar, Francis, Beto, Érica, Tobias e Maria Cecília prestigiam Clarita, que canta a música “Com Eu Quero”. Marian conversa com Mili, diz que acha Duda muito estiloso e bonito. Mili revela que não sente nada pelo garoto. Marian diz que essa é boa notícia, pois está interessada nele. Pata, que também está apaixonada por Duda, escuta a conversa das duas atrás da porta do quarto. Gabriela estranha que Armando, que finge ser Miguel, conhece Cintia. No bar, é a vez de Francis cantar para os amigos e namorada, Clarita. O barista canta a música “É o Amor”. Tobias também sobe ao palco e canta a música “Delicinha”, uma das musicas da época em que ele fingia ser um português chamado Thomas Ferraz. Maria Cecília se aborrece e Tobias jura não cantar mais nenhuma música de Thomas Ferraz. Pata está na cozinha triste.

Mosca conversa com a irmã e pergunta o que aconteceu. Pata diz que Marian lhe irrita muito, mas não revela o motivo. Cintia conta para Bia que haverá um evento no Café Boutique com vários jovens. As duas confirmam presença através de uma rede social. Shirley está irritada com o namorado, Cícero (Ernando Tiago). Ela conta para Eduarda que Cícero estava escondendo uma foto e acha que pode ser uma traição. O que Shirley não sabe é que se trata de uma foto das filhas dele, Tati e Vivi. Em Porto Alegre, Vivi conta que está gostando muito da cidade, onde se pode conhecer tudo com mais calma do que em São Paulo. Vivi diz que se pudesse levaria sua irmã e amigas para morar com ela. Mili fica feliz ao descobrir que Miguel voltou a morar nos túneis do orfanato.

                                                                          

                                                                                         

CARINHA DE ANJO.

Segunda, 11 de dezembro
Nicole compra o apartamento onde sua mãe e irmão moram e diz que os dois agora vivem de favor. Leonardo vai à Rey Café e se encontra com Gustavo e Padre Gabriel. A pedido de Dulce, Fabiana liga para Estefânia e pede que ela envie algum presente para Diana, como se fosse um admirador secreto. A intenção é fazer Inácio ficar com ciúme. Leonardo agradece a Gustavo e diz que essa é a oportunidade que ele precisava para recomeçar a vida do zero. Gustavo diz que ele será representante comercial. Padre Gabriel diz que esse é o primeiro passo para que ele recupere a confiança da família. Pascoal recebe uma entrega de flores para Diana. Dulce e Fabiana dizem que pode ter sido Inácio quem enviou. Pascoal concorda e leva as flores para o amigo. Frida conversa toda simpática com as meninas do colégio e diz que Dulce pode contar com ela. Lúcia diz que não acredita nela. Inácio diz que não foi ele quem comprou as flores e fica preocupado. Nicole diz a sua família que eles poderão continuar na casa desde que façam alguns favores para ela. Franciely vai se consultar com Madame Zoraide, que na verdade é Silvestre disfarçado. Zoraide diz que ela sairá transformada da consulta. Pascoal entrega as flores a Diana, que fica se perguntando quem enviou. Zé Felipe comemora que o plano tenha entrado em ação. Zoraide fala da vida de Franciely, que fica surpresa. Zoraide diz que nem Ribeiro nem Beto são os homens da vida de Fran. Inácio vai à casa de Diana para cantar com Zeca e Miguel. Ao ver que Diana gostou das flores que recebeu, diz que ficou com dor de cabeça e vai embora. Gustavo diz a Estefânia que se surpreendeu com Leonardo na empresa. Didi conta a Fabiana e Dulce que Pascoal disse que Inácio está morrendo de ciúme de Diana. Juju toma advertência por usar o celular durante a aula. Rosana conversa com a filha e pede seu boletim. Ao ver que as notas não são boas ela confisca o celular da filha. As duas discutem e Peixoto chega. Leonardo chega em casa e vê Nicole, que o aguarda para falar do plano para acabar com os Lários. Ela diz que primeiro eles precisam tirar Dulce Maria do caminho. Quando todas as meninas já dormiram, Bárbara acorda Frida e diz que o plano de fazer com que pensem que elas brigaram está dando certo. O plano de Nicole e Leonardo é sequestrar Dulce para deixar Gustavo sem chão. Assim, Leonardo poderia assumir a empresa quando recuperar a confiança da família.

Terça, 12 de dezembro
Vitor vê Estefânia preparando o próximo presente que enviará para Diana e diz que o plano pode dar errado, pois homens são orgulhosos. Cecilia e Gustavo conversam sobre trazer Dulce para morar de vez com eles depois do casamento. Dulce e Fabiana conversam sobre o plano para juntar Inácio e Diana. Frida ouve tudo. Durante a aula Frida cochicha pra Dulce que acha que o casal está junto novamente. Fátima diz a Peixoto e Ribeiro que Leonardo está em Doce Horizonte. Inácio chega na casa de Diana com mais um presente enviado a ela por um anônimo. Ele diz que jamais pensou que ela se envolveria com outro estando casada. Leonardo convida Silvana para almoçar. Inácio e Diana brigam feio. Flavio e Haydee reviram sua casa em busca do contrato do aluguel do apartamento, mas não encontram. Gustavo e Cecília conversam com a Madre sobre levar Dulce para morar em sua casa depois do casamento. Ela promete pensar com carinho nesse pedido. Pascoal encontra Inácio cabisbaixo. Ele diz que sua esposa o traiu, por isso ele pedirá demissão sairá de casa. Frida ouve a conversa e conta para Bárbara. Frida diz que falará também para Dulce e Fabiana, para ganhar a confiança delas. Cecília vai à casa de Diana e a encontra chorando. Diana diz que suspeita que a pessoa que está enviando os presentes quer acabar com seu relacionamento. Ela se levanta e sente uma tontura. Frida conta para Dulce e Fabiana o que ouviu. Fabiana fica muito preocupada. Nicole se prepara para sequestrar Dulce Maria. Frida recomenda que Dulce e Fabiana peçam a Cecília para falar com o casal. Inácio pede demissão para Madre Superiora. Ele diz que irá embora com Zeca no dia seguinte. Leonardo almoça com Silvana, que fala tudo sobre a empresa para ele. Silvestre encontra um antigo álbum de fotos da família Lários e mostra a foto de Leonardo adolescente para Franciely. Franciely acha a fisionomia dele familiar. Fabiana e Dulce vão atrás de Cecília na casa de Diana. Chegando lá, elas confessam que foram elas que mandaram os presentes.

Quarta, 13 de dezembro
Diana diz que Inácio jamais vai acreditar no que elas estão dizendo. Fabiana pede a Cecília que fale com Inácio. Madre Superiora vê Fabiana e Dulce voltando ao colégio e pergunta o que aconteceu. Elas dizem que passaram mal, por isso estavam dando uma caminhada. Dulce pede que a Madre chame Estefânia para leva-la ao médico. Cecília fala com Inácio e diz que ele e Diana foram vítimas de um plano maluco. Cecília diz para ele ter uma conversa franca com Diana. Rosana busca Zeca, Zé Felipe e Miguel no colégio e leva para sua casa. Estefânia chega e Dulce conta tudo o que aconteceu. Zeca e Miguel planejam um susto para dar em Emílio quando ele chegar no seu quarto. Eles o assustam e Emílio não gosta. Estefânia vai falar com Inácio e diz que foi ela quem comprou todos os presentes. Ela e Cecilia convencem o homem a conversar com sua mulher. Os três vão atrás de Diana em sua casa. Inácio entra no quarto dos meninos e encontra Diana desmaiada. Estefânia leva Diana para o consultório do Dr. André. Ele diz que pode ter sido o estresse, mas é melhor que ela passe a noite no hospital por precaução. Inácio pede que ela fique tranquila que ele cuidará de tudo. Enquanto isso, Cecília, Dulce e Fabiana esperam numa lanchonete do lado de fora. De volta ao internato, Dulce diz a Fabiana que depois dessa irá abandonar a vida de cupido. Enquanto Diana está internada, Inácio e Pascoal fazem os bolos que estavam encomendados. Inácio vira a noite com a mão na massa. Nicole continua com os preparativos para sequestrar Dulce.

Quinta, 14 de dezembro
No dia seguinte, Dr. André diz que Diana está bem, que foi tudo uma crise de estresse. No café da manhã, Frida cochicha com Dulce que quer saber de tudo o que aconteceu. As outras amigas ficam com ciúme e Frida vai embora brava. As amigas de Dulce não acreditam que Frida agora é boazinha. Inácio vai buscar Diana e diz que agora ela precisa descansar, mas depois eles precisam conversar. Rosana vai buscar as encomendas na casa de Diana. Pascoal a recebe e conta sobre a internação de Diana. Leonardo vai a Rey Café e Silvana o leva para um tour pela empresa. Ele quer encontrar um uniforme de motorista de Rey Café para colocar em ação o plano de sequestrar Dulce Maria. Dulce conta pra suas amigas tudo o que aconteceu entre Diana e Inácio e fala sobre a ajuda de Frida. Peixoto e Ribeiro levantam a ficha de Leonardo e veem que ele realmente não deve mais nada pra justiça. Pascoal conta a Diana que Inácio virou a noite fazendo os bolos, pois a ama. Diana vai atrás de Inácio e eles se reconciliam. Juju pede o celular de Emílio emprestado, mas o garoto não dá. Mais tarde Emílio diz que se caso ela fizer uma série de vídeos sobre o SuperEu e o Super-Bagunça. Ela aceita. Inácio e Diana vão falar com a Madre Superiora sobre sua reconciliação e acabam deixando escapar que Dulce Maria colocou em prática o plano para juntá-los. Eles não sabiam que a Madre havia proibido.

Sexta, 15 de dezembro
Leonardo consegue o uniforme da Rey Café e entrega a Nicole. Nicole diz que o próximo passo depois do sequestro é falir a Rey Café. Madre Superiora vai atrás de Dulce Maria, encontra Fabiana, diz que sabe do plano e que elas vão arcar com as consequências. Dulce Maria, escondida, escuta tudo. Nicole dá uma mala de dinheiro para Leonardo. Leonardo aceita o Dinheiro, mas diz que faz o que faz porque a ama. Madre Superiora pede à Irmã Rita que não deixe Dulce Maria se encontrar com Irmã Fabiana. Rosana vai à casa de Diana e descobre que foi Inácio quem fez os bolos. Inácio diz que apoia as duas, caso queiram expandir os negócios. Nicole sai para colocar em prática seu plano de sequestrar Dulce Maria. Zeca, Zé Felipe, Miguel e Emílio saem para explorar a fazenda. Nicole vai de carro com um homem que finge ser um motorista da Rey Café buscar Dulce no colégio. Enquanto Nicole espera no lado de fora da fazenda, o motorista entra, diz que Estefânia teve um imprevisto e pediu que ele buscasse a menina. Zeca, Zé Felipe, Miguel e Emilio veem Nicole do lado de fora da fazenda. O motorista leva Dulce para Nicole, que dá sonífero à menina. Nicole coloca Dulce, desacordada, numa mala dentro do porta-malas. Os meninos veem tudo e planejam salvar a amiga. Enquanto Nicole se afasta para fazer uma ligação, eles tiram a menina de dentro da mala e substituem por gravetos e pedras que estavam pegaram durante sua aventura. Nicole vai embora sem perceber a troca. Os meninos se preocupam por Dulce estar desacordada.

                                                                 Confira os novos valores de pedágio da Terceira Ponte que começam a valer no domingo

SENHORA DO DESTINO

Segunda-Feira, 11 de Dezembro

Capítulo 196: Viviane confessa estar com medo e sugere que eles desapareçam por um tempo.

Alfred descobre as esmeraldas de Laura no frigobar de Gisela. Viriato diz a Edgard que vai para a França de qualquer jeito, mesmo sem Duda.

Leandro conta a Do Carmo que o povo está se reunindo na praça para protestar contra Reginaldo e Viviane. Plínio vai até a casa de Belmira conversar com Angélica.

Merival entra na sede da prefeitura e pede que Reginaldo se explique para ele. Reginaldo e Viviane saem da prefeitura.

O povo começa a atirar objetos neles e depois pedras. Uma pedra atirada por Merival o atinge na testa.

Maria do Carmo percebe que seu filho foi atingido e grita, horrorizada.

Terça-Feira, 12 de Dezembro

Capítulo 197: Viviane anuncia a morte de Reginaldo e diz que Do Carmo é a culpada.

Dirceu e Giovanni consolam Do Carmo. Uma forte chuva varre a sujeira da Comunidade da Pedra e todos choram a morte de Reginaldo.

Viviane, em estado de choque, não derrama nenhuma lágrima pela morte de seu rei. Do Carmo se culpa pela morte do filho.

Viviane insiste em ir a pé para o cortejo fúnebre de Reginaldo. Nazaré observa tudo de longe.

Dirceu e Guilhermina oferecem ajuda a Do Carmo. Gisela e Leonardo também.

O senador Victorio Vianna oferece carona para Viviane. Plínio perdoa Angélica e a leva de volta pra casa.

Viriato se despede de Duda e da família e vai para Paris.

Quarta-Feira, 13 de Dezembro

Capítulo 198: Alfred convence Gisela a entregar as esmeraldas a Giovanni.

Regininha e João Manoel se casam. Rita se despede dos filhos e vai para Portugal conhecer a família de Constantino.

Shao Lin mostra a Do Carmo a fita em que Seboso conta que foi Reginaldo quem mandou seqüestrar o próprio filho. Maria do Carmo decide levar Isabel e Linda para Belém de São Francisco.

Dirceu decide ir para cobrir o evento. Giovanni e Guilhermina ficam com ciúmes.

Nazaré decide ir também e planeja seqüestrar Linda lá. Gisela e Alfred estão indo entregar a jóia para Giová, quando o pneu do carro fura.

Um pivete vem e rouba a bolsa da perua. Numa desabalada fuga da polícia, o joga a bolsa e as esmeraldas caem no mar.

No aeroporto, Isabel vai ao fraldário e deixa Linda sozinha. Nazaré está lá e fica frente a frente com seu “objeto de desejo”.

Quinta-Feira, 14 de Dezembro

Capítulo 199: Do Carmo entra no fraldário e Nazaré se esconde.

Josivaldo e Nazaré se “hospedam” num acampamento de Sem-Terras. Os Ferreira da Silva vão dormir e Nazaré consegue enfim pegar Linda.

Isabel fica histérica ao ver que Linda sumiu. Nazaré pega um pedaço de madeira e dá uma cassetada na cabeça de Josivaldo.

Isabel vê que Nazaré está com Linda. Nazaré entra no carro e foge, mas no meio da fuga, o carro para por falta de gasolina.

Ela sai do carro, tira Linda do moisés e corre rumo a um penhasco. Desesperada, Isabel pede que ela lhe dê sua filha e Nazaré diz: “Vem buscar, eu só entrego pra você!” Isabel chega perto de Nazaré e diz que se ela lhe entregar Linda, vai provar que nunca deixou de ser sua mãe, caso contrário terá certeza de que ela só tem ódio no coração.

Nazaré entrega Linda para Isabel. Depois diz que vai voar e se joga no precipício.

Sexta-Feira, 15 de Dezembro

Capítulo 200: Giovanni anuncia que a data do casamento dele com Do Carmo está marcada.

Dirceu diz a Guilhermina que não quer ir ao casamento. Do Carmo manda parar a cerimônia perguntando pelo Dirceu.

Daiane faz palestra sobre Paternidade com Responsabilidade para adolescentes. Dezoito anos depois, ela será a primeira brasileira a ganhar um prêmio Nobel: o da Paz.

Sete anos depois, Bianca é eleita, em Vila São Miguel, a prefeita mais jovem do Brasil. Nalva encontra com Vivianne em Brasília e descobre que ela se casou com o senador Victorio Vianna.

Claudia anuncia a Leandro que está grávida. Josivaldo vira mendigo.

Seu Jacques vai ao banco e a gerente .

                                                                                        'Moro recuou, mas agora tem que recuar por completo', diz advogado de blogueiro

RIBEIRÃO DO TEMPO

 

capitulo 200, segunda-feira, 11/12/2017

Matheus fica irritado com a atitude de Tito. Newton o aconselha a esperar que Filomena e Tito se resolvam. Filomena pede para Tito demonstrar menos sua irritação, pois o trato dos dois está acabando e logo ele terá sua liberdade. Arminda e Marta estão preocupadas com Joca e pensam em uma maneira de inocentá-lo. Diana pede informações de Joca a Arminda e pede para que a Tia assuma que o ama. Jairo encontra Bill em sua caverna e o leva preso. Joca entra na garagem de Marta escondido e pede ajuda a ela. Marta pergunta se ele está ferido. Joca a acalma dizendo que a bala passou de raspão. Ele comenta que sua arma estava sem balas e estranha. Marta cuida dos ferimentos de Joca.
Jairo tenta fazer Bill falar, sem sucesso. Joca conta seu plano para Marta na tentativa de convencê-la a ajudar. Nicolau convida Karina para ir ao enterro do presidente e diz que precisa fazer discursos arrasadores. Ela o incentiva. Nicolau diz a Beatriz que seu pai quer que ele seja o novo presidente da República. Alfredo e Romeu conversam sobre a manchete de Jornal. Alfredo elogia uma mulher que passa por eles, sem saber que é Joca disfarçado. A mulher misteriosa vai ao solar, sem que ninguém note.

Marisa está preocupada com a situação de Querêncio e Elza tenta acamá-la. A mulher misteriosa entra no quarto de Arminda e a beija. Arminda se assusta e Joca revela que é ele. Flores manda Sereno mandar outra mensagem em nome do Comando Invisível. Ele diz que precisa que Nicolau seja eleito presidente para abrir portas para a revolução. Beatriz acusa Larissa de estar apaixonada por Érico. Sancha diz a Querêncio que prenderam Bill.

Joca pede a Arminda para escondê-lo no solar até achar uma solução. Ela hesita, mas acaba concordando. Marta diz a Jairo que a prisão de Bill não tem cabimento. Querêncio ordena que Jairo solte Bill. Arminda pede para que Joca fique em silêncio e diz que proibirá as empregas de entrar em seu quarto. Joca no quarto relembra do dia em que os federais foram atrás dele. E Joca se dá conta que caiu na armadilha de flores.
capitulo 201, terça-feira, 12/12/2017

Filomena discute com Tito por causa de sua implicância com Matheus. Matheus fica irritado com a atitude de Tito. Newton o aconselha a esperar que Filomena e Tito se resolvam. Filomena pede para Tito demonstrar menos sua irritação, pois o trato dos dois está acabando e logo ele terá sua liberdade. Arminda e Marta estão preocupadas com Joca e pensam em uma maneira de inocentá-lo. Diana pede informações de Joca a Arminda e pede para que a Tia assuma que o ama. Jairo encontra Bill em sua caverna e o leva preso. Joca entra na garagem de Marta escondido e pede ajuda a ela. Marta pergunta se ele está ferido. Joca a acalma dizendo que a bala passou de raspão. Ele comenta que sua arma estava sem balas e estranha.

Marta cuida dos ferimentos de Joca. Jairo tenta fazer Bill falar, sem sucesso. Joca conta seu plano para Marta na tentativa de convencê-la a ajudar. Nicolau convida Karina para ir ao enterro do presidente e diz que precisa fazer discursos arrasadores. Ela o incentiva. Nicolau diz a Beatriz que seu pai quer que ele seja o novo presidente da República. Alfredo e Romeu conversam sobre a manchete de Jornal. Alfredo elogia uma mulher que passa por eles, sem saber que é Joca disfarçado. A mulher misteriosa vai ao solar, sem que ninguém note. Marisa está preocupada com a situação de Querêncio e Elza tenta acamá-la. A mulher misteriosa entra no quarto de Arminda e a beija. Arminda se assusta e Joca revela que é ele.

Flores manda Sereno mandar outra mensagem em nome do Comando Invisível. Ele diz que precisa que Nicolau seja eleito presidente para abrir portas para a revolução. Beatriz acusa Larissa de estar apaixonada por Érico. Sancha diz a Querêncio que prenderam Bill. Joca pede a Arminda para escondê-lo no solar até achar uma solução. Ela hesita, mas acaba concordando. Marta diz a Jairo que a prisão de Bill não tem cabimento. Querêncio ordena que Jairo solte Bill. Arminda pede para que Joca fique em silêncio e diz que proibirá as empregas de entrar em seu quarto. Joca no quarto relembra do dia em que os federais foram atrás dele. E Joca se dá conta que caiu na armadilha de flores.
capitulo 202, quarta-feira, 13/12/2017

Sancha tenta acalmar Querêncio. Jairo permite que o prefeito converse com Bill e tente convencê-lo a falar. Querêncio vai até a cela de seu secretário e Bill diz que, se não for solto, contará o grande segredo que destruirá a cidade. Nicolau discursa na tribuna do senado e exige que a justiça seja feita. Ele insulta a polícia de Ribeirão. Flores assiste ao discurso pela TV e liga para o General. O professor decide que chegou o momento de lançar Nicolau para presidente da República. Sérgio assiste ao discurso com Andréa, Carmem e Sônia. Ele se impressiona com a semelhança entre as palavras do prefeito e o recado do Comando Invisível. Querêncio pede que Virgínia localize o Doutor Ventania para libertar Bill.

Jairo dá entrevista a uma equipe de televisão e diz que a polícia já está procurando por Joca, que se encontra foragido. Léia não se conforma por ser obrigada a prestar depoimento. Ela exige um telefonema e Cardoso acata. Léia liga para Flores e, desconsertada, diz não saber o que fazer. O professor decide ir até a delegacia. Arminda confia um bilhete a Andréa e pede que seja entregue para Marta. Flores chega na delegacia e a investigadora pede que ele aguarde enquanto Jairo toma um depoimento. Ela sai para dar uma volta e pede que Cardoso cuide de tudo. Andréa chega e entrega o bilhete para Marta. No papel está escrito que Joca está a salvo e que manterão contato através de sua secretária.

Filomena chama Mateus para acompanhá-la até a cidade. Querêncio vai até o bar e diz para Alfredo e Romeu que tem algo para contar. Léia é liberada. Desorientada, é guiada por Flores até sua casa. Querêncio fala com seus companheiros de bar sobre a ameaça de Bill e o misterioso segredo que pode acabar com a cidade. Clorís conversa com Iara e diz que manterá Ari e Flores em banho-maria para depois decidir quem vai merecê-la. Arminda chega em sua casa e pede que Elza leve o jantar em seu quarto. Ela entra no quarto e beija Joca, que a aguardava.
capitulo 203, quinta-feira, 14/12/2017

Clorís liga para Flores e o convida para sair. Ele recusa dizendo que está cansado. Sancha tenta acalmar Léia. Ela diz que Flores não acredita na inocência de Joca e acha que ele entrou em surto. Arminda diz a Joca que a notícia repercutiu no mundo inteiro e que mostraram sua foto na televisão. Ari diz a Iara que não duvida de que Querêncio tenha envenenado o presidente. Iara acha que foi mais de uma pessoa. Clorís diz a Ari que estava preocupada com ele e pede para que ele a convide para sair. Diana estranha Arminda comer no quarto. Arminda conta a Joca sobre o discurso de Nicolau. Ela diz que teve a impressão de que ele planeja algo. Filomena e Mateus vão à casa de Sancha saber notícias de Léia.

Sereno diz a Flores que a mensagem do Comando Invisível está rodando o mundo. O professor fica feliz por seus planos estarem dando certo. Clorís e Ari conversam no Agito. Flores chega e Clorís diz para Ari que o professor está lhe paquerando. Ari fica irritado. Ela convida Flores para sentar. Filomena diz a Léia que Joca não é um assassino e a abraça. Flores, Ari e Clorís conversam sobre o pronunciamento de Nicolau e sobre a fuga de Joca. O detetive fica preocupado com sua mãe. Arminda sugere que ele a avise que está bem, mas ele diz que não pode confiar em Léia. Flores e Ari querem levar Clorís para casa e ela sugere que eles tirem na sorte. Filomena chega à pousada com Mateus e Tito não gosta de vê-los juntos. Flores e Ari tiram cara ou coroa, o professor ganha e leva Clorís para casa.

Filomena reclama com Tito sobre a implicância com Mateus. Tito diz que seu lance com Mateus é estritamente profissional. Mateus diz a Iara e Newton que não aguentará mais provocações de Tito. Flores pergunta a Clorís se ela está tendo algo com Ari. Ela diz que ele deu em cima dela e que a pediu em casamento. Clorís completa que caso o professor não a peça em casamento ela vai ceder à insistência de Ari. Clorís liga para Jumento e diz que Flores a pediu em casamento. Ari, transtornado, diz que ele não desistirá dela. Clorís fica satisfeita com a reação de Ari. Karina conta a Célia, Bruno e Teixeira que Nicolau é muito respeitado em Brasília. Jairo pega Bill pelos cabelos e o sacode na tentativa de fazê-lo falar.

Bill diz que se contar o segredo, a cidade vai acabar. Ventania diz a Marisa e Querêncio que logo conseguirão soltar Bill. Ele completa que talvez o país volte para a ditadura militar e que a morte do presidente é positiva financeiramente para o turismo de Ribeirão. Marisa diz a Querêncio que se ele usar a farda novamente irá embora de casa. Diana bate na porta de Arminda, que se assusta. Joca pergunta se não é melhor contar a ela que ele está escondido. Arminda diz que não, pois ela é uma criança. Diana fica triste com o sumiço de Joca e Arminda decide dar notícias para menina. Ela diz que Joca está bem e que ela precisa manter segredo. Beatriz diz para Karina tomar cuidado, pois logo Nicolau a matará.
capitulo 204, sexta-feira, 15/12/2017

Célia conversa com Bruno e demonstra estar preocupada com a relação de Karina com Nicolau. Ela sugere que eles pressionem o senador para forçar a união matrimonial do casal. Karina conversa com Nicolau e diz que Beatriz avisou que ele irá matá-la. O senador ignora, devido ao estado mental de sua mãe. Sereno vai até Marta e pergunta se eles já podem dormir juntos, como já tinha sugerido antes. A investigadora desconversa e o convence a jantar na sua casa em breve, com o objetivo de descobrir seus segredos. No café da manhã, Querêncio fala com Diana e Arminda sobre a ameaça do segredo de Bill.

O prefeito se retira da mesa e vai até seu quarto. Quando chega ao local, se depara com Marisa, reflexiva. Ela diz que pensa em várias coisas, entre elas, a separação. Bill é solto graças a um habeas corpus obtido pelo advogado Ventania. Incomodado com a presença dos policiais na cidade, Querêncio decide improvisar um mini-comício abstendo todos os integrantes de seu governo da culpa. Os populares aplaudem. Flores vibra ao ver no jornal matérias elogiando o discurso de Nicolau. Ele liga para o senador e lhe dá as boas notícias.

Lincon se irrita ao ler a notícia no jornal e decide iniciar um movimento para desmascarar Nicolau. Iara adverte Clorís e diz que ela deve escolher um de seus pretendentes para não causar problemas com Ari e Flores. A mãe de Tito decide que aquele que ligar primeiro será o escolhido. Na mesma hora, o seu celular e o telefone da pousada tocam. Iara atende o fixo e dispensa Flores. Clorís fala com Ari e o chama para um encontro. Lincon vai até Alfredo e Romeu para pensar em uma forma de derrubar Nicolau.

Patrícia fala com Arminda e conta que seu marido pretende reunir pessoas que conhecem a índole do senador para desmascará-lo. A executiva concorda em participar. Lincon chama André para conversar e pergunta o que está sendo noticiado pelo Comando Invisível. O jornalista abre os olhos de Sônia e André para que não se deixem enganar. Arminda conta para Joca que há um plano em ação visando levar Nicolau à presidência da República.

                                        

                                                                                        RESUMO SEMANAL DAS NOVELAS

TIETA

Segunda, 11 de dezembro
Arturzinho ameaça Tieta de mostrar o dossiê sobre sua vida a toda a cidade se ela não desistir de Mangue Seco. Helena procura Mirko, que queima a mão dela com um cigarro. Milu conta ao coronel que Arturzinho é o culpado pela morte de Mirandinha. Imaculada e Gladstone chegam. Milu revela ao coronel que Arturzinho preparou tudo para a mãe flagrá-lo com a sobrinha, o que a levou ao suicídio. Leonora e Carmosina avisam a Tonha que Arturzinho quer destruir Tieta. Ricardo e Imaculada iniciam o namoro. Arturzinho faz Tonha desistir de saber a verdade com Tieta. Filó põe sonífero no chá do coronel, mas ele não bebe. O clipe de Elisa passa na TV e ela decide ir embora do Agreste. Leonora, Ascânio, o coronel e Helena saem armados. Perpétua lê o dossiê sobre Tieta. Arturzinho é morto na prefeitura.

Terça, 12 de dezembro
A arma que matou Mirko é deixada ao lado do corpo. Perpétua vê o assassino deixando a prefeitura, vai até lá e, ao sair, esquece seu terço. Tonha dá dinheiro a Elisa para ela conhecer São Paulo. Amintas pede Amorzinho em casamento e eles passam a noite juntos. Filó não vai ao encontro com Leôncio porque o coronel passa mal. Tieta procura Mirko na prefeitura. Perpétua leva o padre e Osnar até lá e eles encontram Tieta com a arma. Perpétua diz a Tieta para confessar o crime antes que todos descubram o seu segredo, mas jura não saber de nada. Tieta a acusa de já saber da morte de Mirko e ter armado o flagrante.

Quarta,13 de dezembro
Elisa comunica a Timóteo que vai para São Paulo. Carol o aconselha a ensinar a Elisa o que ela quer aprender. Gladstone e Ascânio convocam todos para uma reunião para descobrir quem matou Mirko. O coronel diz a Filó que vai se casar com ela para que ela possa tomar conta de tudo quando ele morrer. Bafo de Bode avisa a Perpétua que seu terço está na sala do crime e que, se ela não contar quem é o assassino, vai falar que ela esteve lá. A reunião começa e Perpétua pede para falar sobre Tieta.

Quinta, 14 de dezembro
Filó dá dinheiro a Trapizomba para ele se esconder. Quando Perpétua vai contar quem é o assassino, Filó entra na sala, acusa Trapizomba e dá a Perpétua uma bolsa cheia de dinheiro para ela confirmar a história. Timóteo rasga a roupa de Elisa para não deixar ela embarcar. Depois, ele a leva para casa, tira a sua roupa e a deita na cama. Perpétua é obrigada a contar a Tieta que o assassino é o coronel. Helena encontra o dossiê de Tieta e Perpétua a espanca para impedi-la de desmascarar a irmã no seu lugar. Leonora avisa a Ascânio que vai concretizar o projeto do complexo turístico. Na missa para Arturzinho, Perpétua diz a todos que Tieta é quenga.

Sexta, 15 de dezembro
Perpétua conta sobre o bordel de Tieta, mas, ao tentar provar o que diz, vê que o dossiê pegou fogo. Enlouquecida, ela avança para a irmã, que lhe arranca a peruca. Perpétua sai correndo para casa, tem uma visão do Major e some. Tieta abre a caixa branca e todos se espantam ao ver ali as partes íntimas do Major. Amorzinho decide não se casar com Amintas e vê-lo apenas de vez em quando. Marcolino passa a noite com Juracy na cama redonda de Carol. Osnar e Tieta terminam porque ele não conseguiria morar em São Paulo. Antes que ele saia de sua casa, ela revela que tudo o que Perpétua disse era verdade. Tieta vai embora sem Leonora, prometendo a Carmosina que voltará para ver seu bebê. Osnar e Carol reatam. Filó e o coronel se casam. Dário escreve para Carmosina, falando de uma dupla gravidez. Carmosina tem uma menina, Gladstone pede para ela ser a última mulher de sua vida e eles ficam juntos. Modesto leva uma nova amante para Mangue Seco. Leonora volta a viver com Ascânio. Filó e seus “rolinhos” vão à fazenda dar a mesada das “rolinhas”, que estão casadas e grávidas. Imaculada e Ricardo se casam. Tieta inaugura o complexo turístico. Bafo de Bode abre o seu circo. 

                                       

                                                                                       RESUMO SEMANAL DAS NOVELAS

MALHAÇÃO

Segunda, 11 de dezembro
Malu confronta Edgar, que afirma que trará Bóris de volta para o Colégio Grupo. Roney fantasia sobre voltar a ser famoso, e Keyla se preocupa. Bóris e Edgar chegam a um acordo. Malu desabafa com Clara e afirma que pedirá demissão do Grupo. Tina pede que Benê reúna as quatro amigas para uma surpresa. Os alunos comemoram a volta de Bóris. Anderson e Samantha combinam um encontro. Bóris anuncia a Ellen e Jota que os dois foram convidados para uma nova competição de jogos eletrônicos. Deco se insinua para Lica e propõe que ela o acompanhe em uma nova viagem. Roney se decepciona com o retorno de seu vídeo da internet. Ellen, Benê, Lica e Keyla se surpreendem com a mensagem de Tina.

Terça, 12 de dezembro
Tina conta que compôs uma música em homenagem à amizade das cinco meninas, e todas se emocionam. Ellen mostra para Anderson o novo clipe de Tina. Dóris comemora o entusiasmo de Bóris com a volta ao Colégio Grupo. Edgar é frio com Malu, e Clara conforta a mãe. Lica, Benê, Ellen e Keyla celebram sua amizade. K2 sente ciúme de K1 e Tato por causa de Keyla. Jota questiona Ellen sobre o relacionamento dos dois. Felipe e Lica se preocupam com Clara. Bóris repreende o comportamento dos alunos em relação a Malu. Marta fala com Dóris sobre seu mestrado. Deco se despede de Keyla, que afirma que os dois devem continuar amigos, por Tonico. Ellen se surpreende quando Samantha beija Anderson. Tina anuncia que voltará para o Brasil, mas insinua que está envolvida com alguém.

Quarta, 13 de dezembro
Tina não revela sobre sua vida amorosa no Japão e Ellen fica magoada. Roney tenta reunir os antigos integrantes de seu grupo musical. Keyla recruta K1 para ajudá-la a organizar as roupas de seu brechó. Ellen confirma para Fio que tem um segredo para lhe contar. K2 reclama da ausência de K1. K1 insinua que Keyla ainda gosta de Tato. Juca pede ajuda a Benê para gravar um novo vídeo de seu canal. Samantha pede que Anderson faça um clipe de sua banda que supere o de Tina. Dogão confessa a Josefina que foi ele quem colocou a bomba no banheiro da escola. Josefina incentiva Dogão a se desculpar com Dóris e Benê. K2 sofre com a reaproximação de K1 e Keyla. Ellen e Fio decidem se afastar. Tato termina o namoro com K2. Ellen revela a Anderson que Tina voltará ao Brasil. K2 sabota o brechó de Keyla.

Quinta, 14 de dezembro
Tato tenta impedir K2 de estragar as roupas de Keyla. Ellen estranha a reação de Anderson sobre a notícia da volta de Tina. Tato assume a culpa de K2 para Keyla, que desconfia. K1 sofre bullying na escola e Benê e Dogão a defendem. Clara pede para ficar na casa de Lica durante a viagem de Malu. Jota fica feliz ao saber do fim do namoro de Ellen. K1 pede perdão a Benê. Roney decide promover uma audição para recrutar músicos para sua banda. K1 comenta com K2 sobre o acidente com as roupas do brechó de Keyla. Dogão confessa a Dóris que foi o autor da bomba e pede para permanecer no Cora Coralina. Dogão se candidata à vaga de chapeiro na lanchonete. Samantha questiona Anderson sobre a volta de Tina. Tato exige que K2 assuma sua culpa para Keyla. Tina chega ao Brasil.

Sexta, 15 de dezembro
Ellen, Benê, Lica e Keyla se surpreendem com a chegada de Tina. Tato garante a K2 que contará sobre sua sabotagem para Keyla, caso a menina não o faça. Josefina incentiva Roney a contratar Dogão. Anderson desabafa com Moqueca sobre Samantha e Tina. Tina conta para as amigas sobre sua experiência no Japão. Mitsuko não aprova o novo visual da filha. Tina celebra o estágio de Tato no restaurante da família. Tina e Samantha confrontam uma a outra. Dóris conversa com os alunos sobre bullying. Roney seleciona músicos para sua banda e reencontra Palito. Tato revela a Keyla que foi K2 quem estragou suas roupas. Palito faz insinuações sobre o passado de Roney. Samantha, Tina e Anderson se encontram.

                                                                                        Centrais farão pressão em Brasília contra reformas na próxima semana  

POR AMOR

Segunda, 11 de dezembro
Marcelo exige que Branca conte a verdade sobre seu pai. Durante a discussão, Branca bate em Milena. Léo leva Branca para o quarto. Marcelo procura Atílio. Nestorzinho diz a Sirléia que não quer voltar para casa. Atílio conta a Marcelo que não pode assegurar que ele é seu filho. Arnaldo diz a Milena e Léo que vai viajar. Laura conta à mãe que sonhou ter batido o carro. Flávia vai à casa de Helena desfazer a sociedade, pois vai viajar. Marisa avisa que a produção do Domingão do Faustão ligou para ela. Catarina faz um teste com Cacá Diegues. Helena convida Aninha para ser sua sócia. Atílio conta a Branca que fará o teste de DNA. Laura leva os filhos para visitar Marcelo. Atílio e Branca se beijam.

Terça, 12 de dezembro
Eduarda conhece os gêmeos de Laura. Laura tira uma foto de todos. Em casa, ela corta Eduarda e Marcelinho da foto e põe num porta-retrato. Atílio, Marcelo, Milena e Léo fazem exame de DNA. Eduarda quase consegue ler o diário de Helena, mas a mãe aparece. Isabel é afastada da empresa e Paula é nomeada para ocupar seu cargo. Laura manda a foto para Eduarda em que só aparece ela, Marcelo e os gêmeos. Eduarda fica assustada e Helena a aconselha a não ligar. Milena, Léo e Marcelo chegam à casa de Atílio para saberem o resultado do DNA.

Quarta, 13 de dezembro
Marcelo vê o exame e passa para Léo. Léo chora e abraça Atílio. Atílio conta a Branca que Léo é seu filho. Ela julga ser um castigo. Genésio recebe convite para desfilar no exterior. Virgínia chega de viagem. Começa o casamento de Milena, Nando, Léo e Cat. Isabel chega com Camila. Depois Laura aparece com os bebês. Natália e Simone pegam os buquês. Léo e Cat perdem juntos a virgindade em sua primeira noite de amor. Marcelo e Eduarda vão à casa de Meg buscar os bebês de Laura para ir à Angra, sem ela ter sido avisada. Meg conta a Laura, que sai dizendo que vai buscá-los. Laura pega o helicóptero com Nando. Por causa do tempo ruim, o helicóptero cai no mar.

Quinta, 14 de dezembro
Marcelo e Eduarda chegam em Angra. Eduarda telefona para Meg, que conta que Laura deve estar chegando em Angra para buscar os filhos. César é informado por Walter que o helicóptero caiu com Nando e Laura. Meg fica sabendo pela televisão e desmaia. Orestes liga para Walter. Depois ele avisa Lídia. A funcionária da loja de Milena a avisa. Nando é resgatado por um helicóptero salva-vidas. O corpo de Laura não é encontrado. Marcelo e Eduarda chegam com os gêmeos na casa de Meg. É realizada a missão da morte de Laura. Virgínia se interessa por Maurício, um primo de Atílio. Lisa pega uma sacola em que está o diário de Helena pensando que é de Eduarda. Sirléia conta a Helena que Cat está grávida. Helena vê que as sacolas foram trocadas. Em sua casa, Eduarda abre o diário.

Sexta, 15 de dezembro
Eduarda lê uma parte e fecha o diário. Depois ela volta a ler e descobre tudo sobre a troca dos bebês. Helena chega e confirma a história. Marcelo aparece. Eduarda se revolta contra a mãe. Léo avisa a Atílio que ele será avô. Arnaldo vai tirar satisfações com Isabel, que o roubou. Ele a vê com Seixas. Helena vai à casa de Atílio. Rose conta a Branca que Fausto pegou cinco anos de prisão. Helena conta tudo à Atílio. Ele fica descontrolado e joga o copo contra a parede. Chorando, Helena pede perdão. Ele sai e pega Marcelinho no colo. Eduarda pede a Atílio para que ele não tire o filho dela. Atílio diz que vai viajar. Eduarda e Marcelo perdoam Helena. Passam-se algum tempo. Oscar ganha na loteria. Meg, Trajano, Natália, Nando e Milena sobrevoam o local onde Laura morreu, jogando pétalas de flores no mar. Um mês depois. Magnólia conhece um novo jardineiro bonitão que entrou no lugar de Genésio, que está seguindo carreira de modelo nos Estados Unidos. Sandrinha vai com Orestes procurar o Alcóolatras Anônimos. Marcelo e Eduarda contam a Meg que estão pensando em adotar uma menina. Eduarda recebe um telefonema em que toca a musiquinha que Laura tocava para ela. Branca termina sozinha em sua casa, apenas com a companhia de Zilá. Wilson e Márcia se casam. Atílio, que é o padrinho, chega na hora. Depois, Helena, Atílio, Marcelo, Eduarda e Marcelinho passeiam num jardim. Marcelinho larga de Marcelo e Eduarda, indo para Atílio e Helena. Todos caminham felizes.

                                       

                                                                                        ANS suspende a comercialização de 38 planos de saúde  

PEGA PEGA

Segunda, 11 de dezembro
Sabine observa um anel de brilhantes na sala de Malagueta e se enfurece ao descobrir que é de Maria Pia. Agnaldo cede às investidas de Sandra Helena. Gabriel conta a Douglas que a mãe nunca foi a uma reunião em seu colégio. Antônia pergunta a Eric se Athaíde poderia ter sido amante de Mirella. Antônia agradece Cíntia por ter sido honesta com Nelito. Douglas diz a Flávio que a reunião de pais foi tranquila e comenta que está amando ser pai. Sabine demite Maria Pia, e diz que contará a Eric sobre o romance da executiva com Malagueta. Lourenço avisa a Eric que foram encontradas fotos que comprometem Maria Pia.

Terça, 12 de dezembro
Eric conta a Luiza sobre as fotos encontradas por Lourenço, que comprometem Maria Pia. Arlete garante a Lígia que contou tudo o que sabe sobre o acidente de Mirella. Xavier comenta que sente falta de Bebeth. Dom sugere a Madalena que peça demissão da casa de Lígia. Malagueta avisa a Maria Pia que terá que pedir Sabine em casamento e afirma que Eric nunca irá amá-la como ele. Eric chora ao constatar que Maria Pia o traiu. Antônia diz a Júlio que voltaria a confiar nele caso revelasse a identidade do quarto ladrão. Júlio avisa a Sandra Helena e a Agnaldo que chegou a hora de entregar Malagueta. Eric pergunta a Lourenço como eles farão para pegar Malagueta.

Quarta, 13 de dezembro
Lourenço avisa a Eric que o certo seria encaminhar as provas contra Maria Pia para a Polícia Civil. Luiza vai com Lourenço ao encontro de uma prima de Malagueta e descobre que Timóteo é pai do vilão. Júlio, Sandra Helena e Agnaldo vão à delegacia denunciar Malagueta. Douglas vai à casa de Malagueta convidá-lo para jantar com Eric e Maria Pia. Domênico não gosta de ser retirado do caso do roubo do hotel por Siqueira. Maria Pia fica surpresa ao ver que o terceiro convidado do jantar com Eric é Malagueta.

Quinta, 14 de dezembro
Eric mostra a foto para Maria Pia, comprovando que Malagueta é o quarto ladrão do hotel e que ela é cúmplice do bandido. Malagueta defende Maria Pia. Luiza conta a Antônia que Timóteo era pai de Malagueta. Maria Pia revela a Eric que Malagueta planejava se casar com Sabine para conseguir a presidência da empresa. Eric e Malagueta discutem e são contidos pelos seguranças do hotel. Malagueta pergunta a Eric qual a relação de Maria Pia com o nascimento de Bebeth. Os policias dão ordem de prisão a Malagueta, que se atira da janela.

Sexta, 15 de dezembro
Malagueta cai na piscina do hotel e se esconde em um alçapão, mas acaba preso. Maria Pia se recorda dos momentos que teve com Malagueta. Eric comenta com Luiza que ficou impressionado com o descontrole de Maria Pia quando Malagueta foi preso. Luiza diz a Eric que Maria Pia se apaixonou por Malagueta. Nina faz uma ligação misteriosa em seu celular. Pedrinho fica sabendo por Luiza sobre o quarto ladrão. Sabine fica horrorizada ao saber da prisão de Malagueta. Eric pressiona Maria Pia a confessar que nunca foi ameaçada por Malagueta e que não o denunciou porque não quis.

Sábado, 16 de dezembro
Maria Pia confessa a Eric que não entregou Malagueta em interesse próprio. Eric fica horrorizado com o plano de Maria Pia para conquistá-lo. Sabine diz a Malagueta que quer vê-lo apodrecer na prisão. Malagueta depõe na delegacia e afirma que não atropelou Waldemir. Dom comunica aos executivos da empresa que Malagueta foi demitido por justa causa. Eric e Luiza lamentam a reação de Bebeth, que se nega a acompanhá-los para voltar ao hotel. Maria Pia recebe uma intimação da Polícia. Rúbia conta a Luiza que Rouge/Rogério foi o defensor público designado para defender Malagueta. Júlio procura Antônia para dizer que deu a prova de seu amor por ela entregando Malagueta e pede perdão à policial.

                                                                                        ANS suspende a comercialização de 38 planos de saúde

FERA RADICAL

Segunda, 11 de dezembro
Marta tenta convencer Altino a ir ao casamento de Heitor. Na hora, Altino aparece, mas fica em meio aos convidados, se recusando a ficar com Joana no altar. Na saída, Fernando o espera para lhe fazer duas perguntas. Ele quer saber se Joana é culpada pelo incêndio e se seu pai tem um caso com Cláudia. Altino confirma a Fernando que Joana comandou o massacre. Mas, quando ele diz que gosta de Cláudia apenas como uma filha, Fernando não acredita. Rafa procura Altino na festa e pergunta por que dele ter dado dinheiro a Vic.
T
Terça, 12 de dezembro
Ana Paula conversa com Fernando e o convence a procurar Cláudia. Heitor não consegue esquecer a cena de Marília e Fernando beijando no celeiro e a primeira noite do casal é um fracasso. Marília, magoada, volta para Rio Novo. Altino e Marta aguardam notícias de Cláudia no hospital, quando chega Fernando dizendo que veio buscá-la para ser sua mulher.

Quarta, 13 de dezembro
Fernando chega ao hospital e diz que foi buscar sua mulher. Altino e Marta se emocionam. Marília chega à casa do pai em Rio Novo, tem crise de choro ao contar o fiasco que foi a noite de núpcias. Cláudia começa a apresentar sinais de melhora. Donato telefona para Heitor e exige que ele vá a Rio Novo imediatamente. Fernando retorna a Rio Novo para cuidar do sítio com Robério. Marilia vai ao celeiro e lembra-se do dia que foi flagrada beijando Fernando. Logo depois, ele chega ao local. Marília conta para Fernando tudo que está acontecendo entre ela e Heitor. Ele decide então a levar para a fazenda Gaibú. Heitor, mais irritado quando a vê com Fernando, exige que ela volte com ele ou anule o casamento.

Quinta, 14 de dezembro
Heitor pressiona Marília. Ele diz que se ele não for para o Rio com ele, ela não precisa voltar nunca mais. Marília, indecisa, acaba resolvendo voltar com Heitor. Fernando, firme, diz a Joana que sabe de tudo o que ela aprontou, mas que não vai culpá-la mais. Em seguida, diz que espera que ela faça o mesmo com seu pai, esquecendo o processo que move contra ele. Heitor leva Marília de volta, mas começa a tratá-la agressivamente. Cláudia recebe alta e se transfere para o apartamento de Marta. Fernando, irritado porque Joana não desiste do processo, procura o delegado e pede que ele reabra o inquérito do incêndio do sítio.

Sexta, 15 de dezembro
Damasceno ainda tenta tirar da cabeça de Fernando a ideia de remexer o processo, mas ele não desiste. Cláudia pede a Altino leva-la ao sítio, mas ele nega e diz que ela deve ficar de repouso. Fernando conta para Ana Paula que pediu para Damasceno rever o processo. Joana que estava escondida ouve tudo. Em seguida, Joana vai à casa de Donato e pede que ele a ajude a impedir que Fernando e o delegado prossigam a investigação. Donato reage muito mal ao pedido de Joana e a expulsa da fazenda. Fernando recebe a intimação para Altino comparecer em juízo e a leva ao Rio de Janeiro para entregá-la. Marília prepara um jantar romântico e Heitor nem repara. Fernando e Cláudia se reencontram e se beijam apaixonadamente.

Sábado, 16 de dezembro
Cláudia e Fernando conversam. Enquanto isso, Marta e Altino observam enternecidos. Marília e Heitor brigam mais uma vez. Altino e Fernando vão para o julgamento no Rio. Cláudia diz para Marta que ainda não se vingou da família de Altino Vic consegue com Damasceno o endereço do presídio para onde Vítor foi transferido. Joana retira a acusação diante do juiz e Altino fica livre do processo. Fernando, então, procura o delegado para que pare a investigação. Damasceno lhe diz que isso é impossível, pois Cláudia também reabriu o inquérito. Marília e Heitor chegam a Rio Novo para rever a situação da família, atendendo um chamado de Joana. Vic consegue falar com Vítor no presídio.

                                                                

                                                                                        Bolsonaro é o anti-Lula da direita? 

BELAVENTURA

Segunda, 11 de dezembro
Fernão encara Otoniel, que tem a identidade escondida sob a máscara de ferro. O corpo do soldado morto está no chão. Pietra grita por socorro que continua sendo atacada pelo médico da peste. Mistral chega e vê Biniek e já desembainha a espada e pede para que se afaste da rainha. Enrico entra na sala do trono de Valedo e questiona Severo sobre o massacre na Vila. Carmona diz a Lizabeta que vai embora novamente. Fernão golpeia Otoniel que cai. Severo pede para falar a sós com Enrico e pede que Cedric, Accalon e Jacques esperem do lado de fora. Enrico propõe uma trégua a Severo. Pietra diz à Dulcinéa que tem certeza que tentaram matá-la. Pietra diz que não está louca e Bartolion diz que acredita nela. Bartolion pede à Pietra que conte tudo o que aconteceu. Severo concorda com a proposta de Enrico. Fernão já entra furioso, carregando Otoniel, que usa a máscara de ferro. Tácitus caminha com Daros pela vila e comenta sobre o comportamento de Carmona.
Selena comenta sua decepção com Jacques por ele ter passado para o lado de Enrico. Marion agradece Joniel por ter salvado Arturo. Marion diz que agora que não tem mais a proteção do rei Severo, que irá resistir e lutar para reconquistar o que lhe pertence. Arturo está irritado, conversando com Brione e Gonzalo e diz que quer ir embora da casa de Joniel. Joniel conta que Arturo é seu filho e ela não acredita. Joniel diz que Arturo tem uma marca de nascença igual a dele e mostra à Marion que se surpreende. Gonzalo diz à Brione que assim que Arturo se recuperar dos ferimentos, que eles irão embora para outro lugar e seguir suas vidas. No castelo de Valedo, Enrico caminha seguido por Accalon e Jacques. Eles se deparam com Otoniel com a máscara de ferro, sendo levado por um soldado. Selena fica irritada com Fernão que não descobriu quem era o prisioneiro. Fernão diz que não dava para saber pois estava usando a máscara de ferro. Severo está sentado em seu trono diante de Cedric e Nodier.
Nodier diz que foi muito arriscado ter pai e filho lado a lado no castelo. Dulcinéa conversa com Pietra como se ela estivesse no quarto e diz que está muito frio, quando Dulcinéa vai fechá-la e se dirige à Pietra, ela não está na cama. Pietra chega num campo florido, tensa. Ela tem uma mensagem na mão e lê. Pietra olha para as flores, emocionada. Pietra avista o médico da peste se aproximando, ela se espanta. Pietra se volta para trás, rapidamente, vendo que é Lucy que está ali, emocionada ao vê-la. Na surpresa de Pietra diante da mãe.

Terça, 12 de novembro
Pietra está emocionada diante de Lucy. Ela pergunta se tudo o que está acontecendo é real e Lucy diz que finalmente voltou para reencontrá-la e que explicará tudo o que aconteceu. As duas se abraçam. Enrico fica indignado ao ver que o prisioneiro com a máscara de ferro está em condições desumanas. Severo vai até a masmorra falar com Otoniel e diz que o culpado por tudo de ruim que aconteceu foi o Enrico. Nodier diz para Severo que Selena vai fazer de tudo para descobrir quem é o prisioneiro. Enrico, Jacques e Accalon estão saindo do castelo de Valedo quando encontram Cedric. Enrico pede que liberte o prisioneiro mascarado, mas Cedric pede outro prisioneiro como troca. Enrico não aceita e vai embora. Lucy conta a Pietra que Cedric perseguiu seu pai porque era um homem que se dedicava aos estudos da cura de alguns males. E que Cedric foi o responsável pela morte do pai de Pietra como também se apossou de todas as suas riquezas.
Pietra se espanta e quer saber se já tiveram posses. Lucy diz que explica tudo no caminho e que Pietra tem de ir embora junto com ela. Dulcinéa e Bartolion percebem que Pietra sumiu e ficam preocupados se ela não caiu em alguma emboscada. Lucy insiste para Pietra ir embora com ela, mas Pietra diz que não pode abandonar Enrico. Lucy vai embora mas pede que Pietra decida se vai embora com ela ou vai ficar com Enrico. Cedric ameaça Falstaff dizendo que colocará fogo na taverna se não contar a verdade sobre Lucy estar viva. Pietra volta ao castelo onde estão todos preocupados e conta para Enrico que reencontrou a sua mãe. Enrico fica preocupado. Cedric vasculha a taverna enquanto Mistral entra e escuta falarem da mãe de Pietra. Mistral não deixa Cedric sair do castelo e os dois retiram as espadas. Selena vai falar para Brione que ela pode ser a sucessora do trono.
Brione fica surpresa. Pietra pede que Enrico acredite nela, mas ele insiste em dizer para ela tomar cuidado. Pietra tem certeza que reencontrou sua mãe, mas Enrico diz que pode ser delírio dela. Mistral e Cedric duelam na taverna. Cedric percebe que está em desvantagem e chama os soldados. Enrico proíbe Pietra de sair do castelo sozinha. Ela sai e deixa Enrico irritado. Bartolion conta a Enrico que o físico Merlino não morreu e que ficou se recuperando na masmorra. No, quarto Pietra está em companhia de Lizabeta e Dulcinéa quando avista o médico da peste. Ela fica tensa, pega a adaga e parte para cima do médico no momento em que Elia entrava no quarto. Elia é ferida por Pietra. Todas se assustam e Pietra percebe que tem sangue de Elia em suas mãos.

Quarta, 13 de dezembro
Pietra pede desculpas à Elia e diz que viu um invasor. Lizabeta diz que seu irmão está em certo em querer protege-la. Elia acha melhor não fazer alarde e que foi apenas um acidente. Enrico diz que Merlino terá de dizer toda a verdade e que não há espaço para um homem como Merlino na corte. Bartolion pede que tenha cuidado. Cedric ameaça Falstaff se não contar o que sabe sobre Lucy. Falstaff mostra a Cedric um embrulho que chegou para Lucy depois do desaparecimento dela. Cedric pega o embrulho. Enquanto Otoniel está sozinho na masmorro, Severo lhe oferece água mas Otoniel bate na cuia. Severo continua falando mal de Enrico e Otoniel acredita nele. Selena conversa com Leocádia e diz que Brione merece se tornar a sucessora do trono, pois assim ganharia tempo. Enrico vai até a masmorra e com uma espada em mãos obriga Merlino a dizer o que fez para Pietra. Pietra pede que Elia a perdoe. Dulcinéa fala para Pietra que não existia nenhum invasor no quarto. Pietra fica em dúvida se o encontro com sua mãe é obra de sua imaginação. Merlino conta a Enrico que não foi o que ele deu a Pietra que causou as alucinações dela, mas sim o antídoto que Bartolion deu e que agora só o conselheiro terá que desfazer este mal que provocou. Bartolion diz para Jacques, Dumas e Accalon que não admite que levantem desconfianças a respeito de suas intenções.
Leocádia diz para Severo que caso opte em não dar algum poder a Falstaff é melhor acabar com ele de uma vez por todas. Severo fica ali pensativo. Cedric está conversando com Nodier quando Selena aparece. Cedric diz para ela que tem uma prova de que Lucy pode estar viva e abre o embrulho. É uma roupa preta com uma máscara de médico igual ao do médico da peste visto por Pietra. Enrico conversa com Pietra e os dois se declaram. Carmona sai para caminhar com Corinto na Vila quando Fergau surge com alguns errantes.
Carmona fica tensa. Severo está na sala com Nodier e Cedric para em breve fazerem a transferência do prisioneiro. Nodier diz para o rei que pode confiar nele nesta missão. Neste momento, Selena aparece e diz que vai junto com Nodier. Pietra coloca um bilhete em sua cama e tenta sair do quarto quando percebe que a porta está trancada. Ela olha para trás e vê o médico da peste acompanhado de mais cinco pessoas como se fossem vítimas da peste. Pietra entra em pânico e se desespera perguntando o que querem dela.

Quinta, 14 de dezembro
Pietra está apavorada diante de seu delírio em ver o médico da peste e de outros doentes se aproximarem dela. Mistral revela a Enrico que quando foi atacado pelos homens de Cedric, ouviu falar se existia alguma chance de Lucy estar viva. Enrico se surpreende. Lizabeta diz para Jacques que trancou Pietra no quatro pensando na segurança de Enrico e de todos. No castelo Valedo, Selena fica sabendo que o prisioneiro é o rei Otoniel. Pietra se desespera quando o médico da peste e os outros doentes seguram seu braço. Ela grita por ajuda. Enrico diz para Mistral e Bartolion que Pietra não pode saber da possibilidade de sua mãe estar viva. Brione e Gonzalo se beijam. Ela conta para Gonzalo que Selena quer transforma-la em rainha ao invés de Jacques. Marion diz para Arturo que ele não pode abrir mão do que é seu e não pode continuar vivendo como plebeu.
Lizabeta conta para Enrico que trancou Pietra no quarto e diz que só ele poderá salvá-la. Enrico pega a chave e sai correndo para o quarto. Ao entrar, vê Pietra na cama chorando e ela confirma que tinha a intenção de fugir. Mistral pressiona Merlino a revelar uma fórmula para reverter o efeito do veneno dado para Pietra. Merlino diz que não vai fazer diferença para ele e que quer mesmo que ela morra. Pietra pede que Enrico a deixe ir para não acontecer algo pior. Ela diz que tem medo de fazer alguma coisa contra a vontade dela por causa dos delírios e que, mesmo o amando, acha melhor ir embora. Dumas diz para Bartolion que a cura de Pietra pode estar na floresta. Enrico diz para Jacques, Lizabeta, Accalon e Dulcinéa que Pietra deixará o castelo.
Todos se espantam com a notícia. Dulcinéa vai conversar com Pietra. Pietra diz que vai voltar para o lugar que nunca deveria ter saído. Severo fala para Otoniel que ele será levado para uma acomodação melhor. Severo tira a máscara de Otoniel que o olha assustado. Selena caminha rapidamente pelo castelo e Fernão o acompanha. Ele diz para ele que se arriscou para descobrir quem era o prisioneiro da máscara de ferro e em troca quer saber para onde a Ordem levava as mulheres. Laurinda que estava afastada vê os dois. Dulcinéa ajuda Pietra a arrumar as coisas. Pietra diz que vai voltar para a casa que sempre viveu com sua mãe. Dulcinéa e Elia se oferecem a acompanha-la. Lizabeta pede desculpas por tê-la prendido. Pietra agradece o carinho de Dulcinéa, Elia e Lizabeta. Quando Pietra entra na carruagem escoltada por Tácitus, Daros e Gregor, Selena aparece de repente. Selena diz que esperava há muito tempo por este encontro de rainhas. Pietra fica assustada.

Sexta, 15 de dezembro
Pietra está assustada diante de Selena mas diz que está numa comitiva escoltada por cavaleiros. Sem reconhecer Selena, Daros pede que se afaste. Ao vê-la, ele diz que não deveria ter se distanciado do castelo. Muitos súditos se reúnem ao redor do castelo Belaventura para tentar solucionar seus problemas. Enrico diz que vai tentar ajudar quem quer que seja. Severo pede para Fernão alcançar a comitiva comandada por Selena, resgatar o prisioneiro da máscara de ferro e leva-lo ao seu esconderijo, ao invés do esconderijo que pertence à Ordem. Marion conversa com Polentina e diz que precisa arrumar um jeito de desmascarar Selena.

                                                                   

                                                                                         RESUMO SEMANAL DAS NOVELAS

UM CAMINHO PARA O DESTINO

 

capitulo 076, segunda-feira, 11 de dezembro – Luiz debocha de Fernanda quando ela é levada presa, diz que nunca devia ter se metido com ele e que não deve esperar que Carlos a defenda porque está muito ocupado com Marisa. Luiz diz a Pedro que tem provas suficientes para que Fernanda apodreça na cadeia por ser uma golpista e por ter ministrado mal a medicação do Sr. Fernando Altamirano. Branca ouve quando Mariana e Hernani comemoram a prisão de Fernanda e contam para Amélia. Fernanda se nega a acreditar que Camila tenha sido capaz de traí-la. Marisa não está convencida se deve aceitar o casamento do filho com Fernanda, mas Carlos deixa claro que se casará com ou sem seu consentimento. Pedro decide pedir ajuda ao Sr. Fernando Altamirano para tirar a filha da cadeia, se desespera ao perceber que ele está mal da memória e suplica a Camila que diga a verdade. Ela se nega. O delegado diz a Pedro que diante das evidências do caso, Fernanda passará muitos anos na cadeia. Amélia visita Fernanda na cadeia, mas é desprezada pela filha. Branca espera por uma melhora do patrão para contar a ele que Fernanda é sua neta. Fernanda se sente confiante ao saber que Felipe será seu advogado. Amélia diz ao pai que irá aos tribunais para ajudar Fernanda. Fernanda enfrenta Camila e pede que diga a verdade. Camila responde que disse a verdade e com ironia diz que Carlos viajou para Houston com Marisa e Isabela, seu único e verdadeiro amor.

capitulo 077, terça-feira, 12 de dezembro – Fernanda não acredita que Carlos tenha viajado com Isabela para os Estados Unidos. Carlos passa por exames para saber se herdou a distrofia muscular de sua mãe. Isabela chega a Houston e Carlos se surpreende ao vê-la. Fernanda presta depoimento. Camila se arrepende de ter mentido e quer dizer a verdade mas o pai não permite. Carlos não consegue falar com Fernanda e Isabela comemora sua prisão. Luiz insiste em acusar Fernanda e Pedro o insulta. Dr. Inácio conta para Isabela que Carlos lhe pediu que agilizasse os tramites de seu casamento com Fernanda. Dr. Spinoza comunica a Carlos que colocará um marca-passo em Marisa para evitar um ataque cardíaco. Mariana depõe como testemunha de acusação e afirma que Fernanda mudou os medicamentos de seu pai provocando uma piora em seu estado de saúde. Carlos fica feliz ao saber que não herdou a doença da mãe. O juiz condena Fernanda a dez anos de prisão. Pedro tenta, em vão, impedir que ela seja transferida. Pedro culpa Amélia do que está acontecendo com Fernanda. Desesperada, Amélia diz a Luiz que Fernanda é sua filha. Ele não acredita. Uma das carcereiras aconselha Fernanda a não se meter em problemas com as detentas se quiser sobreviver. Pedro e Amélia sofrem com o que está acontecendo com Fernanda. Luiz chega a Houston e diz que só ele pode autorizar a cirurgia de Marisa. Fernanda conhece Maribel na prisão. Camila tem pesadelos onde pede perdão a Fernanda. Pedro agradece a Felipe por cuidar do caso de sua filha. Marisa avisa Luiz que vai modificar seu testamento. Carlos confirma para Isabela que pretende se casar com Fernanda.

capitulo 078, quarta-feira, 13 de dezembro – Marisa pede ao Dr. Inácio que redija um novo testamento no qual toda sua fortuna ficará para seu filho, Carlos. E pede que cuide de Fernanda porque Luiz quer prejudicá-la. Luiz ouve os planos de Marisa. Inácio não consegue entender que Marisa queira tirar Luiz de seu testamento, mas não da sua vida. Fernanda pede a Clarita que não conte a Carlos nada do que está acontecendo com ela, para que possa se dedicar à sua mãe. Fernando Altamirano diz a Mariana que fará o que puder para ajudar Fernanda a provar sua inocência. Pedro diz a Fernanda que odeia Carlos por que ele é igual a Luiz Monteiro. Luiz fica furioso com Mariana por ter permitido que seu pai fosse depor a favor de Fernanda. Mas ela sabe que o depoimento do pai não terá valor, pois subornou o juiz. Fernanda fica arrasada ao saber que o juiz não aceitou o depoimento do Sr. Fernando. Marisa passa mal e passa por cirurgia de emergência. Durante o procedimento ela sofre uma parada cardíaca e Carlos se desespera.

capitulo 079, quinta-feira, 14 de dezembro – Fernando Altamirano é muito carinhoso com Fernanda, diz que acredita na sua inocência e que fará o que puder para ajudá-la. Branca pede a Fernanda que esqueça os erros da mãe e a perdoe. Felipe promete a Pedro que fará tudo que for possível para que Fernanda não passe tantos anos na cadeia. Marisa entra em coma e Carlos explica ao Dr. Inácio que essa situação pode durar dias ou meses. Luiz diz a Carlos que tem uma procuração de Marisa para assumir o banco. Amélia pede perdão a Pedro e ele se sensibiliza. Fernanda diz a Camila que jamais vai perdoá-la por ter destruído sua vida. Maribel convence Fernanda e Carlos a lhe ajudarem a sair da cadeia. Mas, quando ela telefona, quem atende é Isabela, que mente dizendo que eles estão noivos e exige que não volte a incomodá-los. Carlos pede ao Dr. Inácio que tente invalidar a procuração que Luiz tem em seu poder para assumir a presidência do banco. Pedro está disposto a contar a verdade para Luiz para que ele peça uma prova de DNA e retire a acusação contra Fernanda, mesmo que isso represente ter de renunciar sua paternidade.

capitulo 080, sexta-feira, 15 de dezembro – Mariana mente para Pedro para evitar que Luiz saiba a verdade sobre Fernanda. Ela conta também que Carlos viajou com Isabela para os Estados Unidos. Camila, muito arrependida do que fez, está decidida a contar toda a verdade ao juiz, mas Mariana a assusta dizendo que se fizer isso será presa por falso testemunho. Pedro conta para Fernanda que Carlos a engana com Isabela, mas ela não acredita. Amélia presenteia Fernanda com um violino. Mariana diz a Branca que se não quiser que ela mate Amélia e Fernanda deverá ir embora da fazenda. Fernanda, desesperada, diz a Pedro e Felipe que não é tão forte para suportar a prisão. Luiz toma posse na presidência do banco disposto a demonstrar seu poder. Isabela tenta convencer Carlos a continuar vivendo em Houston até que sua mãe se recupere. Dr. Inácio sabe que será o primeiro a ser demitido do banco. Maribel fica impressionada ao ver Fernanda tocando violino.

                                                                              

                                                                                         RESUMO SEMANAL DAS NOVELAS
BICHO DO MATO

capitulo 076, segunda-feira, 11/12/2017

Iru e Juba se separam. Jaci coloca um galho na frente do tornozelo de Brandão que tropeça e cai, o capanga cai em cima dele. Leo pega um punhado de terra e joga nos olhos deles. Jaci e Leo fogem. Juba chega, segura uma pedra escondido e pergunta para Brandão quem mandou matar Fernando. Brandão não diz. Juba atinge a cabeça de Brandão com a pedra. Iru segura o capanga. Eles correm. Brandão atira, mas erra. Laura fala para Ramalho que descobriu tudo sobre o adultério e pede a separação.
capitulo 077, terça-feira, 12/12/2017

Tavinho diz na cara de Mesquita que ele e o grupo de estudo estão desconfiados que Ramalho envenenou os Guaporás. Joca diz para Tavinho que acha estranho Ramalho ter perdido a caixa de vacinas. Tavinho diz que Joca é invejoso e quer namorar Betinha e ameaça processar quem falar mal de Ramalho. Brandão chega ao hospital e se apresenta como Olimpio, parente de Cecília. Lili conta para Laura que Ramalho é traficante de pedras preciosas. Ramalho diz para Brandão que tem que aproveitar que Cecília está no hospital e forjar um erro médico. Tavinho diz para Betinha que quer conhecer a família dela. Betinha entra no escritório de Ramalho e esconde uma microcâmera. Mesquita diz para Juba que Cecília corre risco no hospital e seria bom Juba ficar alerta.
capitulo 078, quarta-feira, 13/12/2017

Tiniá chora e diz que ama Juba. Ramalho liga para Sílvia e ela conta que Laura está lá e quer se separar. Vanda conta para Túlio que roubaram uma microcâmera na universidade. Emílio diz para Tiniá que ela precisa de um banho de loja para conquistar Juba. Maurinho tenta ninar o bebê, quando Jônatas aparece bêbado. Pajé diz para Yara que sente que a aldeia será atacada novamente. Joca diz para Gigi que quer esquecer Betinha e a beija. Maria Elisa diz para Eduardo que está grávida. Ramalho diz para Brandão que ele terá de matar Jaci e Cecília para depois atacar a aldeia dos Guaporás, queimando-a por completo.
capitulo 079, quinta-feira, 14/12/2017

Brandão diz para Ramalho ter calma, que logo a mina de diamante será dele. Maria Elisa diz a Ramalho que as terras da fazenda Três Rios já são dele. Jaci chora com medo de fazer o exame de sangue para o teste de DNA. Tiniá diz que confia em Juba e ele responde que a ama como irmã. Ramalho diz para Maria Elisa que nas terras há uma mina de diamante e que agora os Guaporás terão que sair de lá. Laura desabafa com Mesquita sobre as atrocidades de Ramalho. Ele diz para ela viver um grande amor com ele. Laura e Mesquita se beijam. Vanda e Jurema vêem Betinha e Tavinho juntos. Betinha vê Vanda e leva um susto. Alzira chega desesperada em casa porque Molly foi seqüestrada. Juba pergunta a Ramalho se foi ele que mandou matar Fernando e o joga com força em cima da mesa. Ramalho abre a gaveta, tira uma arma e aponta para Juba.
capitulo 080, sexta-feira, 15/12/2017

Juba pergunta se Ramalho vai matá-lo assim como matou Fernando. Suzana entra e fica apavorada. Silvia diz que não vai denunciar Ramalho, e Lili manda Silvia sair de casa. Alzira diz que estava passeando quando um homem seqüestrou Molly. Ramalho diz para Juba que tem uma mina de diamantes na aldeia e que vai tirar os Guaporás da fazenda dele. Jaci faz o exame de sangue para o teste de DNA. Brandão chega disfarçado de enfermeiro, Cecília se lembra dele e pede ajuda para Emílio. Brandão e Emílio brigam e Brandão sai correndo. Alzira diz que os seqüestradores pediram para R$ 1 mil por Molly. Laura conta para Juba que vai se separar de Ramalho e que foi ele que armou o flagrante de adultério. Juba diz que Ramalho mandou matar Fernando.

                                       

 

                                                                                        RESUMO SEMANAL DAS NOVELAS

OS DEZ MANDAMENTOS

capitulo 100, segunda-feira, 11/12/2017

Bakenmut escolhe outro escravo e Arão e Nadabe ficam aliviados. Eliseba se desespera temendo o que possa acontecer com o marido e filhos. Oseias sente-se culpado pelo ocorrido. Yunet é vista como louca por pessoas na rua. Deborah conta para Abigail e Miriã sobre a ordem do faraó de matar dez escravos. Ana se desespera ao pensar que Oseias está morto. Emocionado, Arão abraça Nadabe e Abiú aliviado pelos filhos não terem sido escolhidos.

Henutmire conversa com Hur e diz estar decepcionada com a intolerância do irmão aos escravos. Bezalel decide ir até a vila dos hebreus para saber notícias dos escravos. Uri e Leila tentam alertar o filho do perigo, mas o rapaz se mostra decidido. Anrão avisa aos outros escravos sobre a reunião que terá em sua casa. Corá denuncia Anrão para Apuki. Menahem se indigna com Anibal e Moisés tenta acalmá-los. Zípora e Adira apresentam Baruk aos netos. Simut comenta com Paser sobre a crueldade de Ramsés. Judite aconselha Ana a esquecer Oseias.

Apuki avisa ao faraó que os escravos estão fazendo reuniões noturnas. Gahiji proíbe Chibale de ir até a vila dos hebreus. Zelofeade diz para Abigail que o encontro na casa de Anrão está confirmado. Ramsés diz, em tom ameaçador, que os escravos terão o que merecem. Miriã diz que a intenção do faraó é que os outros escravos culpem Oseias. Anibal pede perdão a Baruk. Oseias reencontra Arão e os irmãos. Eliseba se emociona ao ver a família reunida. Bezalel apresenta Chibale à Abigail e Zelofeade. Leila diz que, às vezes, Gahiji é exigente demais com o filho. Nefertari confessa para Karoma que se sentiu abandonada por Moisés.

Tais prepara uma surpresa para Meketre. Yunet surpreende Ahmós ao começar a dançar no palco da Casa de Senet. Jerusa, Adira e Zípora lamentam a ausência de Betânia. Eliseba tenta fortalecer a fé do marido Arão. Corá proíbe os familiares de irem até à reunião dos hebreus. Apuki diz que a farra dos escravos vai acabar. Judite e Ana se preocupam com o comentário do feitor. Anrão começa a discursar durante o encontro, mas os hebreus são surpreendidos com a chegada do oficial Bakenmut.
capitulo 101, terça-feira, 12/12/2017

Anrão se desculpa e explica que a reunião é para clamar o Deus dos hebreus. Bakenmut comunica que todos receberão menos porções de trigo como forma de punição. Ikeni ordena que todos retornem para casa. Joquebede reclama do castigo, porém Bakenmut ameaça cortar a distribuição de comida caso haja um novo encontro. Ana sai escondida de Judite e vai atrás de Oseias. Curiosos, Corá e Datã seguem para a reunião. Safira se entristece por Bina não perceber que Corá é um mau-caráter. Anrão diz que não irá desistir e vai para rua implorar pela ajuda de Deus.

Joquebede e Miriã se juntam ao lamento com ele. Todos os hebreus ficam comovidos e rasgam as vestes como suplica pela liberdade. Arão ouve o alvoroço provocado pelas orações e fica impactado com a quantidade de pessoas louvando. Judite se preocupa ao notar que Ana fugiu. Corá vê Ana conversando com Oseias e descobre que os dois estão combinando um encontro. Karen fica radiante ao encontrar Meketre e o beija. Tais repara que Meketre saiu e se entristece. Baruk e Anibal demonstram surpresa ao reencontrarem Menahem bem-sucedido.

Moisés revela para Zípora que gostaria de saber como estão vivendo os familiares que deixou no Egito. Ramsés se irrita com a preocupação de Paser com o sofrimento dos hebreus. Leila fica emocionada ao escutar o relato de Bezalel sobre o clamor que o povo fez para Deus. Gahiji recrimina Chibale por ter ido à vila dos hebreus. Eliseba se chateia por Arão estar descrente de que Deus irá salvá-los. Meketre se assusta ao acordar ao lado de Karen e sai desesperado para casa. Karen critica Ahmós pela contratação de Yunet.

Ana mente para Judite dizendo que não conseguiu falar com Oseias. Calebe fica abismado ao descobrir que Oseias vai se encontrar com Ana. Uri confessa para Hur que tem receio de que Leila queira voltar a visitar Abigail. Jetro elogia Menahem por ajudar Anibal a se livrar das dívidas. Adira e Zípora decidem procurar por Betânia. Meketre encontra Tais nervosa e inventa uma desculpa para que a esposa não desconfie do encontro com Karen. Judite observa e reconhece a mentira contada por ele. Moisés vai até o Monte Sinai resgatar uma ovelha perdida e se espanta ao ouvir um chamado de Deus.
capitulo 102, quarta-feira, 13/12/2017

Moisés mostra espanto ao ouvir seu nome diante da Sarça Ardente. Ele ouve as palavras de Deus, ainda impressionado e impactado. Em pleno surto de megalômano, Ramsés fala aos núbios agradecendo os presentes que lhe foi dado, mas não deixa de engrandecer seu reinado e o povo egípcio, causando desconforto nos demais. Datã e Abirão questionam Anrão se ele não tem medo do que a história de clamor pode causar. Anrão afirma que não tem medo e faz questão de mostrar a todos a importância da fé.

Corá, mal intencionado, conta a Apuki que Ana esteve na reunião dos hebreus e que ela e Oseias combinaram de se encontrar no rio. Arão conversa com os filhos, descrente dos planos de Deus. Apesar das tentativas dos filhos, ele se mostra relutante em acreditar. Adira e Zípora estão preocupadas quanto ao paradeiro de Betânia e vão até a barraca da adivinha para ter alguma notícia. Ao chegar, elas se espantam com o que encontram. Ana e Oseias se encontram e, apesar da intensa atração, Oseias ainda se recente com o ocorrido.

Nefertari lembra os momentos com Moisés e se irrita, causando estranheza em Karoma, que não entende o que aconteceu. Anibal e Baruk se mostram surpresos e agradecidos com Moisés, quando Menhaem chega para trazer o pagamento da dívida que seu irmão contraiu. Ana e Oseias conversam e trocam olhares apaixonados, quando são surpreendidos com a presença de Apuki muito irritado. Leila conta a Henutmire sobre seus medos e conflitos ao ver Bezalel tão próximo dos hebreus.

A princesa diz entender todo este medo e, também, desabafa em relação a Moisés. Apuki vai até a obra alertar Anrão que, se Oseias não se afastar de Ana, ele o matará. Estranhando o comportamento de Moisés, Zípora questiona o marido que, confuso, não sabe como contar o ocorrido. Assustada, Zípora procura entender o chamado recebido por Moisés, mas não esconde o ciúme. Anrão vai até a casa do filho contar sobre a ameaça de Apuki e Arão fica furioso ao saber que Oseias se envolveu com a filha do seu desafeto.

Moisés vai buscar conforto nas palavras de Jetro e conta ao sogro sobre o chamado recebido. Jetro reage surpreso com a notícia. Arão questiona a Deus sobre o sofrimento do seu povo e fica no aguardo de uma resposta. Ele sai desacreditado, mas é surpreendido por uma voz que chama pelo seu nome. Pasmo, Arão cai de joelhos.
capitulo 103, quinta-feira, 14/12/2017

Deus conversa com Arão e diz para o hebreu ir ao encontro de Moisés, que voltará ao Egito para libertar o seu povo. Joquebede diz a Oseias que ele precisa se afastar de Ana, justamente por ela ser filha de Apuki. O feitor diz para Ana que se ela continuar se encontrando com Oseias, que o matará, assim como fez com Num. Arão conta para sua família sobre a conversa com Deus e deixa todos surpresos. Jetro acalma Zípora que está nervosa com o contato de Moisés com Deus. Ela resolve então apoiar Moisés em sua decisão.

Anrão e Eliseba ficam muito emocionados quando Arão conta que Moisés é o libertador dos escravos. Zípora surpreende Moisés ao dizer que irá partir junto com o marido. Ramsés pede que todos os servos hebreus que vivem no palácio sejam reunidos para provarem que realmente são leais ao rei. Anrão decide não contar para os outros escravos sobre a visão de Arão com Deus para que a notícia não chegue aos ouvidos do faraó. Apuki age com agressividade contra Judite e a culpa pela atitude da filha. Ana interrompe o pai e pede para apanhar no lugar da mãe. Apuki deixa a sala magoado com a filha, mas não a agride.

Judite diz para Ana se afastar de Oseias e deixa a moça triste. Anrão conta para Joquebede e Miriã a aparição de Deus para Arão e as deixa eufóricas. Apuki pede a Bakenmut que ajude a colocar a filha no palácio para trabalhar como dama. Safira questiona Corá pela fartura na mesa. Moisés diz para os filhos que todos irão para o Egito. Arão decide partir e comunica a família. Apuki diz a Ana que ela deve ir trabalhar no palácio. Bakenmut pede a Karoma que indique Ana para ser dama da rainha.

Em troca, Karoma fala que o atenderá desde que pare de levar Ikeni para a Casa de Senet. Zípora comunica as irmãs que irá para o Egito com Moisés e as crianças. Henutmire e Leila vão até Nefertari para saber o motivo pelo qual o faraó pediu para reunir os servos hebreus. A rainha se mostra maquiavélica ao falar com Leila e diz que se ela é leal ao rei, não há o que temer.

Judite conta para Tais que Ana não poderá mais trabalhar para ela e deixa a egípcia surpresa. Tais diz que irá conversar com a rainha para colocar Ana como sua dama. Apuki manda chamar Arão para uma conversa sobre Oseias. Abigail e Deborah desconfiam que Miriã esteja escondendo algo. Apuki agradece Corá pela informação sobre Ana e Oseias. Apuki provoca Arão e os dois discutem. O feitor promete se vingar de Oseias.
capitulo 104, sexta-feira, 15/12/2017

Anrão fica tenso com a situação entre Arão e Apuki e decide intervir. Anrão diz para Apuki que Oseias não irá mais se aproximar de Ana. Apuki diz que irá enviar Oseias para a pedreira. Inês e Eliseba preparam os mantimentos para a viagem de Arão. Joquebede se junta à nora e entrega mais comida para ela colocar no cesto de Arão. Menahem diz a Moisés que ficará em Midiã enquanto ele estiver fora. Moisés se mostra preocupado com o tipo de governante que Ramsés se transformou.

Ramsés reúne os servos hebreus na sala do trono e pede para que todos se curvem em reconhecimento a divindade do soberano. Bezalel hesita em se curvar para desespero de seus pais. Tais indica Ana para ser dama de Nefertari. A rainha pede a Judite que leva sua filha ao palácio para conhecê-la. Oseias sofre de amor por Ana. Hur conversa com Henutmire e a princesa diz que o irmão Ramsés está mais cruel do que nunca. Uri discute com Bezalel e o rapaz diz que tem sangue hebreu e que jamais irá se esquecer de seu povo.

Bezalel diz para o pai que jamais irá trair o seu povo e que não concorda com as injustiças que o faraó comete. Leila diz que concorda com o filho e deixa Uri irritado. Karoma se mostra enciumada com a contratação de outra dama para servir a rainha. Arão reúne os filhos para se despedir. Zelofeade diz para Abigail e Deborah que Arão e Anrão estão muito estranhos. Deborah diz que percebeu o mesmo de Miriã e todos desconfiam que estão escondendo algo. Apuki comemora a ida de Ana para o palácio, mas a moça implora para o que o pai não a mande para lá.

Apuki conta que mandou Oseias para a pedreira e deixa Ana chocada. Bakenmut diz para Karoma que irá cumprir a parte dele no trato e não levará mais Ikeni para a Casa de Senet. Ikeni fica enciumado ao ver Pepy brincando com Simut. Leila conversa com Gahiji e diz que a coragem do filho lhe dá forças. Para justificar a ausência de Arão, Oseias sugere dizer que o escravo fugiu com medo de ser morto por Apuki. Anrão, Oseias e Nadabe acompanham Arão em sua fuga. Arão se despede de todos e parte. Corá desconfia que Anrão está escondendo alguma coisa.

                            

                                                                                                  

TEMPO DE AMAR

Segunda, 11 de dezembro
Inácio ensaia com Justino, e Lucinda finge interesse. Helena convida Maria Vitória para ir à festa que a rádio promoverá. Olímpia, Edgar e Artur vibram com a publicação do jornal Manifestum. Alzira e Bernardo contam para Celina sobre a vida que tinham em Portugal. Lucerne comenta com Quebra-Queixo sobre a tristeza no olhar de Inácio. Leonor observa Inácio sem ser vista. José Augusto consegue ligar para a casa de Reinaldo. Delfina vê Tereza com Fernão e tem um mal-estar. Lucinda é hostil com Eunice. Leonor, a mando de Lucinda, dá um telefonema falso para Inácio, cancelando a sua apresentação. Maria Vitória sai para passear. Inácio decide ir ao local do evento com Justino. Vicente beija Maria Vitória.

Terça, 12 de dezembro
Vicente pede que Maria Vitória lhe dê uma chance. Lucinda se revolta contra Leonor e Gregório. Inácio se diverte com Tiana e Justino. Reinaldo recebe uma convocação do Departamento Nacional de Saúde Pública. Bernardo vende o terreno de Lucerne. Lucinda tenta conter a irritação ao descobrir que Inácio e Justino farão diversas apresentações. Alzira finge não dar importância quando Celeste fala sobre seu testamento. Celeste vai à casa de Teodoro. Bernardo se enfurece com Alzira por querer receber a herança de Celeste o quanto antes. Artur disfarça quando Celina lhe cobra um jantar para conhecer seus pais. Geraldo pensa em vender as geleias de Pepito em seu Empório. Maria Vitória e Tomaso tentam convencer Otávio a se entregar para a polícia. Lucinda não gosta quando Inácio insiste em enviar uma carta para a tia em Portugal. Maria Vitória pensa em Vicente. José Augusto decide reconhecer Tereza como sua filha.

Quarta, 13 de dezembro
José Augusto tenta ligar para a casa de Emília. Fernão fica satisfeito em saber que Tereza será reconhecida como filha de José Augusto. Geraldo faz uma grande encomenda de geleias com Pepito. Pepito reclama de Alzira não querer ajudar a fazer as geleias. Gilberte leva Felícia e as meninas para visitarem Lucerne na cadeia. Celeste e Conselheiro se divertem com Alzira e Bernardo. Maria Vitória não deixa Vicente sair da pensão. Inácio insiste em ir para a casa de Emília, e Lucinda esconde a irritação. Edgar vai ao encontro de um possível patrocinador da Noite do Chorinho e acaba agredido. José Augusto consegue ligar para a casa de Emília. José Augusto afirma a Padre João que não deixará Fernão tirar vantagem de seu casamento com Tereza. Maria Vitória descobre que é prima de Celina.

Quinta, 14 de dezembro
Maria Vitória e Celina conversam. Angélica conta para Henriqueta que José Augusto reconhecerá Tereza como filha. Fernão insiste que a esposa volte a frequentar a Quinta da Carrasqueira. Alzira fica tensa ao saber de Maria Vitória e proíbe Celina de contar sobre a prima para Celeste. Balbina não percebe quando a aliança de Alzira cai dentro de um dos potes de geleia. Alzira afirma a Celina que quer conhecer Maria Vitória. Celeste comenta com Conselheiro sobre um pressentimento que teve. Eunice procura Lucinda. Teodoro vai ao cabaré e Gilberte se irrita. José Augusto diz a Henriqueta que não aceitará o casamento de Inácio com outra mulher. Olímpia decide contar para Conselheiro sobre Vicente. Alzira garante a Bernardo que a presença de Maria Vitória não atrapalhará seus planos. Celeste é solidária a Eunice. Lucinda briga com Inácio. Conselheiro visita Vicente. A pensão de Nicota é invadida por policiais e todos acabam presos.

Sexta, 15 de dezembro
Vicente, Conselheiro, Olímpia, Edgar, Artur e Nicota são levados para a delegacia. Lucinda se desculpa com Inácio por sua crise de ciúmes. Maria Vitória descobre que seus amigos foram detidos. Isolina e Raimundo se preocupam com a ausência de Conselheiro. Pressionado por Tomaso, Otávio assume a culpa do atentado perante o delegado e liberta os inocentes. Lucerne admira Otávio, que é preso. Celina tem um mau pressentimento com Artur. Vicente fala com Maria Vitória. Tomaso planeja o resgate de Otávio com Umberto e Nicola. Mariana passa mal e José Augusto convoca Moniz para atendê-la. Fernão impede que Tereza visite a sobrinha. Alzira se desespera com o sumiço de sua aliança. Celina comenta com Maria Vitória sobre Celeste Hermínia. Mesmo desconfiado, Teodoro entrega a foto de Mariana para Bernardo. Celina apresenta Maria Vitória a Alzira.

Sábado, 16 de dezembro
Alzira pede que Maria Vitória não mencione a Celeste Hermínia que é filha de Mafalda. Nicota conta para Lucinda que Maria Vitória voltará a Portugal. Inácio e Justino acreditam que gravarão um disco. Bernardo afirma a Alzira que descobrirá se Maria Vitória é mesmo filha de Mafalda. Maria Vitória comenta com Vicente sua desconfiança com Alzira. Pepito comemora o sucesso de suas geleias com Geraldo. Lucinda diz a Emília que deseja ter um filho com Inácio. Inácio conta para Justino como Lucerne o ajudou. Teodoro liberta Lucerne da prisão, mas ameaça a dona do cabaré. Henriqueta se martiriza por ter dado doces a Mariana. Tereza insiste com Fernão para ir à Quinta. Olímpia preocupa-se com Vicente por ele estar sofrendo de amor por Maria Vitória. Lucerne comemora a volta ao cabaré. Pimenta provoca Otávio. Helena aconselha Tomaso sobre Natália. Bernardo mostra a foto de Mariana para Maria Vitória.

                                       

                                                                                         CNI, que apoiou o golpe, diz que portaria do trabalho escravo é 'grande avanço  

O OUTRO LADO DO PARAÍSO

Segunda, 11 de dezembro
Clara pensa em como recuperar a guarda de Tomaz. Duda conta sobre as filhas para Caetana. Amaro dá presente para Estela. Nádia obriga Nicácio a lhe vender a maior parte do salão. Raquel anula a interdição de Clara. Diego encontra um novo veio de esmeraldas e Sophia fica eufórica. Mariano tenta beijar Cleo. Caetana procura Mercedes. Patrick negocia as telas de Clara com um comprador. Clara pede para Patrick ajudá-la a voltar a Palmas e escolhe a casa em que morou com Gael para comprar. O advogado acerta os detalhes da compra da casa com Sophia e reage quando ouve Gael falar de Clara. Clara volta a Palmas. Patrick sugere que Clara tente conquistar Tomaz, antes de brigar por sua guarda. Mercedes comemora a volta de Clara, que se emociona ao encontrar Josafá.

Terça, 12 de dezembro
Clara se surpreende ao saber que todos achavam que ela estava morta. Gael se irrita com Renato por tratar Tomaz como filho. Juvenal visita Estela. Mariano tenta vender uma esmeralda para Amaro, sem nota fiscal. Nádia vende convites para a festa beneficente no salão para ser a Embaixatriz da Infância do Tocantins. Clara afirma a Mercedes que se vingará da família de Gael. Josafá conta para a neta que foi impedido por Lívia de se aproximar de Tomaz. Clara encontra Duda em Pedra Santa e decide ir atrás dela no bordel. Cido diz que quer comprar um anel de noivado para Irene e pede dinheiro a Samuel. Bruno questiona Gustavo sobre a origem do dinheiro da compra do salão para Nádia. Clara convida Duda para morar com ela em Palmas. Vinícius convence Bruno a descartar qualquer suspeita sobre Gustavo. Raquel se encontra com Clara. Mariano beija Cleo. Mercedes tenta convencer Josafá a desistir de se vingar de Gael e Sophia. Clara vê Tomaz, Renato e Lívia juntos.

Quarta, 13 de dezembro
Patrick contém Clara, que sofre por não poder se aproximar de Tomaz e acredita que Lívia e Renato também estavam envolvidos no plano de Sophia. Sophia garante que venderá mais convites para a festa beneficente e se tornará a Embaixatriz da Infância do Tocantins. Karina se entristece quando Diego se recusa a levá-la para a festa beneficente. Laerte beija Duda. Clara chama Nicácio para ir à sua casa. Diego se encanta por Melissa. Nádia tenta obrigar seu cabeleireiro a contar quem é a mulher que se mudou para a antiga casa de Gael. Josafá afirma a Mercedes que irá atirar contra Sophia. Amaro convida Estela para ir à festa beneficente. Nádia e Lorena tentam invadir a casa de Clara, mas são barradas por Radu. Melissa fala de Diego para Isabel. Samuel arruma Adinéia para ir à festa beneficente. Rafael se aproxima de Laura e Vinícius não gosta. Nádia e Sophia ficam ansiosas para saber o resultado da disputa. Clara é eleita a Embaixatriz da Infância do Tocantins e todos se surpreendem.

Quinta, 14 de dezembro
Todos os convidados ficam surpresos e comentam o retorno de Clara. Gael agride Patrick ao vê-lo ao lado de Clara e Radu o defende. Renato tenta falar com Clara e Lívia sente ciúmes. Bruno é impedido por Vinícius de registrar um boletim de ocorrência sobre o que houve na festa. Sophia é rude com Estela e Amaro a consola. Lívia teme que Clara recupere a guarda de Tomaz. Renato e Rafael cuidam de Gael. Gael descobre o plano de Sophia e Lívia contra Clara. Nádia e Lorena vão à casa de Clara. Sophia se surpreende ao saber que a interdição da ex-nora foi revogada e procura Gustavo. O Juiz avisa a Sophia que ela pode perder toda a sua fortuna. Renato tenta falar com Clara. Gael conta para Tomaz sobre Clara e Lívia influencia o menino contra a mãe biológica. Gael tenta convencer Clara de sua inocência no plano de Sophia e Lívia e a leva para ver o filho. Tomaz rejeita Clara.

Sexta, 15 de dezembro
Tomaz destrata Clara e fica com Lívia. Gael promete à ex-mulher que irá ajudá-la a conquistar o filho. Amaral garante a Sophia que Clara pode recuperar o direito à exploração das esmeraldas. Sophia procura por Gustavo. Nádia fala mal de Sophia no salão. Caetana chama Laerte para ajudar Josafá e Duda fica indignada. Mercedes se preocupa com Josafá. Gael repreende Lívia por colocar Tomaz conta Clara e Sophia recrimina o filho. Clara se recusa a falar com Renato. Rafael manda flores para Laura e Lorena obriga a filha a sair com o médico. Diego sai com Melissa. Juvenal chora ao ver Estela e Amaro conversando. Mariano pede para Cleo apresentá-lo a Mercedes como seu namorado. Amaro vê Sophia armando com Rato para fazer com que Zé Vitor perca no jogo de pôquer. Josafá atira na direção de Sophia.

Sábado, 16 de dezembro
Mariano protege Sophia dos tiros. Josafá atinge Cido. Rato consegue desarmar Josafá. Cido é baleado e levado às pressas para o hospital em Palmas. Sophia liga pra Vinícius e manda que ele vá a Pedra Santa para deixar Josafá preso. Gael leva Cido para Palmas. Renato avisa Samuel que o motorista de Sophia chegou baleado ao hospital. Samuel fica tenso e vai para o hospital. Suzy estranha a atitude do marido e o acompanha até o hospital. Samuel ordena que Cido seja transferido da enfermaria para o quarto especial do hospital. Diego pede Melissa em namoro. Sophia destrata Estela e pede para ficar a sós com Clara. Mercedes pede proteção para Clara. Clara faz acordo com Sophia pra retirar a denúncia contra o avô. Josafá sai da cadeia. Renato procura por Clara e pede para ser ouvido. O médico alerta Clara sobre Gael.

 

                                                                                          CNI, que apoiou o golpe, diz que portaria do trabalho escravo é 'grande avanço  

CELEBRIDADES

capitulo 006, segunda-feira, 11/12/2017

Laura disfarça, inventando que uma amiga, Solange Sá, precisa de Nelito para fazer um vídeo. A fita que Maria Clara deseja é encontrada, mas com defeito. Laura avisa que Marcos tem que dar um jeito de Nelito ser contratado. Darlene fica sabendo que Vladimir vai trabalhar como voluntário em um evento na praia. Marcos fura o pneu de Solange, aparece para consertá-lo e acabam em um motel. Laura finge que uma fita para Lineu está estragada e que conseguiu recuperá-la. Marcos dá o cartão de Nelito para Solange e pede que ela o contrate. Maria Clara combina com Laura para ela organizar todo o seu arquivo em casa. Lineu promete a Maria Clara arrumar emprego para Cristiano. Beatriz vibra ao saber que Fernando foi convidado para trabalhar em Londres. Renato avisa que ele ganhou o Troféu Celebridade. Fernando conta para Inácio tudo o que sofreu por causa de Lineu. Ao saber que Lineu não quer que ele vá, Fernando decide ir ao Brasil. Salvador, Queiroz e Renato recebem Fernando e família no aeroporto. Ele não aceita nada que seja oferecido pelo sogro e avisa que não pretende nem cumprimentar Lineu na festa de entrega do troféu.
capitulo 007, terça-feira, 12/12/2017

Fernando se abraça comovido com o pai. Renato convida Fernando e sua família para um final de semana em Angra. Darlene combina para Ivan fotografá-la sem sutiã. Sobe no palco, se embola com outra mulher e acaba caindo na areia atrás do palco e ninguém a vê. Vladimir briga com um ambulante que tenta pegar nos seios de Darlene. Queiroz convida Cristiano para cobrir um festival de jazz na Europa. Renato comenta furioso com Caio que Cristiano foi o culpado pela morte de sua irmã e que poderia criar o sobrinho e gerir a herança. A camareira Kátia ouve tudo e comenta com Darlene. Nelito acerta fazer o vídeo para Solange. Vladimir pega detenção por causa da briga. Laura se preocupa ao ver que Corina não simpatiza com ela. Salvador se compromete a cuidar de Zeca. Renato fica furioso ao saber que o sobrinho vai ficar na casa do barbeiro. Renato manda convidar Salvador para o final de semana em Angra. Eliete acha que é armação e conta para Maria Clara, que vai à casa de Cristiano e deixa claro que não acha uma boa ideia que Zeca fique com Renato.
capitulo 008, quarta-feira, 13/12/2017

Eliete se oferece para tomar conta de Zeca. Renato fica furioso e garante que Maria Clara vai pagar. Zeca se despede emocionado do pai, que viaja. Laura descobre que Corina desprezou Lineu e se casou com outro. Beatriz se preocupa com a sua herança ao saber que Renato é ambicioso. Maria Clara só faz elogios a Laura; Eliete implica. Todos se divertem no show. Renato insiste em ter uma foto de Maria Clara com o noivo e manda avisar aos fotógrafos que paga bem. Maria Clara sai de barco com Otávio. Ana Paula leva Ivan para fotografá-los. Laura ganha a simpatia de Corina garantindo que Lineu não tirava os olhos dela. Ivan fotografa Otávio de costas, sem calção. Beatriz insiste que Fernando faça as pazes com Lineu. Maria Clara avisa que Laura pode voltar para o escritório. Numa tentativa de aparecer, Darlene sobe no telhado, grita que vai se matar em protesto à violência de Ademar. Na festa, Renato acusa Maria Clara de ser amante de Lineu, assim como Corina foi no passado e leva uma bofetada.
capitulo 009, quinta-feira, 14/12/2017

Renato garante que Maria Clara jamais perdoou a sua crítica. Ela confirma que bateu nele por causa disto. Fernando desiste de ir à festa. Ademar jura que jamais bateu em Darlene. A multidão grita para ela pular. Sandra não entende porque Maria Clara não conta a verdade para Lineu sobre o motivo da bofetada. Os bombeiros chegam. Vladimir e Eliete tentam resgatar Darlene. Darlene empurra-os e eles despencam. O comandante manda prender Vladimir. Ana Paula fica com os negativos de Ivan e avisa que vai negociar com Renato. Laura pede para Ademar ajudá-la a selecionar discos de vinil. Fernando se emociona passeando pelo Rio. Ademar leva Laura em casa e se horroriza com o pardieiro onde supostamente ela mora. Laura vibra e comenta com Marcos que o plano deu certo. Maria Clara convida Laura para morar em sua casa. Ana Paula segue Maria Clara, que bate em uma casa onde não quer ser vista. Darlene topa fazer umas fotos sensuais para Joel. Beatriz, Salvador e os filhos chegam a Angra. Laura vibra ao se instalar na casa de Maria Clara.
capitulo 010, sexta-feira, 15/12/2017

Marta abre a porta para Ana Paula, explica que é um orfanato, mas que a patronesse não gosta de publicidade. Ana Paula chama Ivan. Maria Clara brinca com as crianças na parte de trás. Em Angra, Fábio mergulha de um rochedo, mas Inácio mostra-se temeroso. Renato se interessa quando Lineu comunica que vai colocar um vice-presidente jovem. Ivan não consegue fazer as fotos de Maria Clara no orfanato, para irritação de Ana Paula. Eliete comenta com Marta que Maria Clara perdeu um filho e que já teve problemas quando ajudou outro orfanato e saíram noticias a respeito. Maria Clara viaja com Otávio. Um menino cai do barco e quase se afoga, mas Inácio não consegue pular: Fábio é quem salva a criança. Laura copia a declaração de renda de Maria Clara e descobre também que seu noivo foi assassinado durante a festa de casamento. Darlene pede para Vladimir acompanhá-la nas fotos. Joel e Ivan levam um bolo do modelo que posaria para uma revista gay. Vladimir entra no estúdio uniformizado. Joel pede que Darlene convença-o a fazer a foto para a revista gay. Ela jura que a foto é para ela, que ninguém nunca vai vê-la, que ela fará tudo o que ele quiser e ele topa. Renato procura Lineu para conversar.

                         

                                                                                         'A política mais honesta da América Latina foi impedida pelos mais corruptos do continente'

SORTILÉGIO

capitulo 041, segunda-feira, 11/12/2017

Vitória diz a Maria José que não devem perder a fé. Fernando, fora de si, diz a Alessandro que não quer morrer em uma ilha deserta, confessa que é apaixonado por Vitória e que não teve tempo sequer para conquistá-la. Roberto entrega a Ulisses uma passagem de avião para que vá buscar sua namorada em Madri. Raquel descobre o plano de Roberto e tenta impedir que o amante viaje. Raquel sofre um acidente sem consequências. Mary, a secretária de Alessandro, segue Kátia, e assim Vitória e Maria José descobrem que Bruno voltou e vão procurá-lo para saber o que aconteceu com Alessandro e Fernando.

Muito nervosa, Vitória diz ao filho que fará uma reunião e toda a verdade virá à tona. Maria José ameaça contar tudo que sabe se alguma coisa acontecer com Alessandro. O advogado diz a Bruno que se quiser que o defenda terá que lhe contar toda a verdade, pois Vitória é uma mulher muito inteligente e Maria José parece muito segura. Furioso, Bruno diz ao advogado que está sendo pago para impugnar o testamento. Roberto diz a Raquel que o acidente não prejudicou o bebê. Ela responde que independente de quem seja o pai, não quer a criança. Maria José fala a Paula e Felipa que Bruno nega ter estado no mesmo lugar que Alessandro e Fernando.

Bruno, ao perceber que Vitória já sabe de tudo e está disposta a contar a todos, ameaça suicidar-se e consegue seu objetivo, pois Vitória pede a Maria José que na reunião não comente nada sobre a viagem. Desesperada, Maria José diz que algo ele fez contra Fernando e Alessandro e não é justo que saia vitorioso. Bruno desiste de impugnar o testamento. Maria José diz a Bruno que sabe que ele matou o irmão para ficar com a herança, mas afirma que lutará para que isso não aconteça até o fim de seus dias.
capitulo 042, terça-feira, 12/12/2017

Maria José se desculpa com Vitória, mas diz que Bruno uma vez já tentou matar o irmão e tem certeza que ele está por trás do desaparecimento de Alessandro. Vitória se nega a acreditar que Bruno seja capaz de coisas tão monstruosas. Bruno, ao saber que Raquel quer se divorciar de Roberto por que está apaixonada por Ulisses e espera um filho dele, se oferece para ajudá-la a conseguir o divórcio, mas em troca quer que ela peça a impugnação do testamento de Antonio Lombardo. Maria José é informada que as autoridades deram por encerrada as buscas de Alessandro e Fernando e que o corpo de Juventino, o homem que Bruno foi procurar, também não foi encontrado.

Vitória diz a Kátia que tem certeza que foi ela quem contou a Bruno sobre a viagem de Alessandro e Fernando. Ela nega a participação e Vitória diz que espera que esteja sendo sincera, pois do contrário seria culpada da possível morte de Alessandro e de seu irmão. Bruno dá dinheiro a Ulisses para que continue seu relacionamento com Raquel. O advogado informa Maria José que já está divorciada de Alessandro Lombardo e diz que isso é uma boa notícia por que Raquel entrou com um pedido de impugnação do testamento de Antonio Lombardo e o que ela herdou do marido ficará fora da nova repartição de bens. Chorando, Maria José diz ao pai que é muito provável que Alessandro esteja morto.
capitulo 043, quarta-feira, 13/12/2017
Bruno leva Kátia para a fazenda do tio, ela o apresenta como seu noivo e diz que em breve vão se casar. Vitória reclama com Bruno por não ter cumprido a promessa de não impugnar o testamento. Cínico, ele diz que só está apoiando a decisão de Raquel. Diante do juiz, Raquel e Bruno tem um ataque de fúria ao saber que Alessandro não é dono de nada, pois antes do divórcio cedeu todos seus bens a Maria José.

Em seu depoimento, Maria José diz que ela e Alessandro se amavam por isso ele lhe passou todos os seus bens e afirma que o divórcio foi uma exigência de Bruno em troca da doação de sangue. Bruno tenta negar, mas Vitória afirma ter ouvido sua conversa com Maria José. Helena diz a Jorge que precisam ir à Espanha para buscar Sandra. Enquanto isso, Fernando e Alessandro estão lutando para sobreviver na ilha deserta, quando são resgatados por um helicóptero.
capitulo 044, quinta-feira, 14/12/2017

Helena diz a Ulisses que se a ajudar a encontrar Sandra fará de tudo para que se case com ela. Maura dá as condolências a Maria José e se oferece para comprar as ações que Alessandro lhe deixou. Bruno diz a Vitória que com a morte de Alessandro, a presidência da empresa fica vaga e ninguém poderá se opor para ele ocupar o posto. Vitória lembra ao filho que Maria José é a sócia majoritária e seu voto conta. Roberto revela a Maria José quais são os planos de Bruno e aconselha que venda suas ações para Maura e Lizete.

Bruno procura Maria José para tentar convencê-la de sua inocência e jura por sua mãe que só foi procurar o juiz para oferecer dinheiro em troca de seu silêncio. Maria José diz a Roberto que venderá parte de suas ações para Maura com a condição que não vote em Bruno para a presidência da empresa. Felipa diz a Vitória que além de estar interessado no dinheiro do irmão, Bruno também quer Maria José. Ulisses conta a Roberto a história de Helena, mãe de Sandra e Maria José. Bruno fica furioso ao saber que Maura votará contra ele e faz ameaças. Maura acusa Bruno pela morte de Alessandro.
capitulo 045, sexta-feira, 15/12/2017

Bruno debocha de Maura e diz que está apaixonada por um morto que nunca se interessou por ela. Sentindo-se humilhada, Maura lhe dá uma bofetada e diz que fará de tudo para que ele não ocupe a presidência da empresa. Maura e Lizete tentam convencer Maria José a assinar o contrato de compra e venda das ações, mas ela pede um tempo para ler o documento. Alessandro volta para casa e é recebido com carinho por todos. Vitória telefona para Maria José, pede a ela que não assine nada e volte imediatamente para casa. Maria José desmaia ao ver Alessandro.

Preocupado, ele tenta reanimá-la. Alessandro e Maria José choram de emoção e se declaram. Fernando se enche de coragem e fala de seu amor a Vitória. Maria José conta a Vitória e Alessandro que a gerente do hotel ligou para informar que o juiz foi encontrado morto e que Bruno sabia, porque estava com ele quando aconteceu. Vitória continua se recusando a acreditar na maldade do filho e diz que deve ter sido um acidente. Alessandro responde que foi um “acidente” muito conveniente para Bruno. Kátia ameaça contar tudo que sabe se Bruno não for buscá-la.

Na hora do jantar, Bruno é surpreendido com a presença de Alessandro e tenta convencer a todos que o irmão de ter planejado o desaparecimento e ameaça acusá-lo de fraude. Alessandro revida e diz que vai denunciá-lo por assassinato. Roberto tenta convencer Raquel a desistir de Ulisses e se darem uma nova chance no casamento para que o bebê cresça em um lar feliz. Furiosa, ela responde que não quer a criança e muito menos a ele. Bruno fica furioso ao saber que Alessandro dormiu no quarto de Maria José e tenta evitar que Fernando se aproxime de sua mãe. Os dois se pegam a tapas.

                                       

                                                                                        Crise de sinceridade de Sardenberg: “compra-se a reforma”

APOCALIPSE

Resumos não disponíveis