Notícias

Pacheco recorrerá de decisão sobre desoneração e se diz surpreso


Pacheco recorrerá de decisão sobre desoneração e se diz surpreso
Ministro Cristiano Zanin, do STF, atendeu a pedido do governo para suspender trechos da lei sobre desoneração da folha, mas Pacheco recorreu

anigif
 

Pacheco recorrerá de decisão sobre desoneração e se diz surpreso


Ministro Cristiano Zanin, do STF, atendeu a pedido do governo para suspender trechos da lei sobre desoneração da folha, mas Pacheco recorreu

Rodrigo Pacheco (PSD-MG) preside sessão especial em homenagem aos 200 anos de fundação do Senado Federal, no plenário - Metrópoles
O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou, nesta sexta-feira (26/4), que vai recorrer da ação direta de inconstitucionalidade (ADI) impetrada pelo governo federal sobre a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de municípios.

“De fato, [a decisão] surpreendeu a todos, especialmente pelo momento que nós estamos vivendo de discussão, de busca de alinhamento entre o governo federal e o Congresso Nacional”, ressaltou Pacheco.

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, na quinta-feira (25/4), trechos da lei que prorrogou a desoneração da folha de pagamento de municípios e de diversos setores produtivos até 2027. A decisão foi tomada na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7633, da qual Zanin foi sorteado relator.

“A ADI da [Advocacia-Geral da União] AGU se assenta numa premissa de que a desoneração da folha de pagamento, tanto dos 17 setores quanto dos municípios, não teria cumprido o artigo 113 do ato das disposições constitucionais transitórias”, apontou o parlamentar.

O artigo 113 exige que, para criar ou alterar despesas, bem como renunciar receitas, as proposições legislativas deverão incluir a estimativa do impacto financeiro e orçamentário.

“Eu afirmo, como presidente do Senado, que essa premissa não é verdadeira”, explicou Pacheco.

Pacheco chama consultores legislativos
Após a decisão de Zanin, o presidente do Congresso chamou consultores legislativos à residência oficial para discutir a medida e construir uma resposta.

“Portanto, esse requisito invocado pela AGU como descumprido para justificar o acolhimento de uma ADI não procede, está materializado no processo legislativo e nas demonstrações que faremos ao STF por meio de medidas que tomaremos hoje, que é um recurso de agravo em relação à decisão do ministro Zanin, justamente para demonstrar a realidade do que se apresenta”, destacou.

 

positivo casa inteli 2


ENTRE EM CONTATO CONOSCO

contato@documentosperdidos.com.br

Cariacica/ES

O Portal Documentos Perdidos é um Ferramenta gratuita que possibilita o cadastro e consulta de documentos que foram perdidos, contando também com um cadastro de pessoas desaparecidas.
COMPARTILHEM NOSSO SITE EM SUAS REDES SOCIAIS