Notícias

FIM DA LINHA! Procuradoria Militar pede cassação de patente e expulsa Bolsonaro do oficialato por traição à Pátria


FIM DA LINHA! Procuradoria Militar pede cassação de patente e expulsa Bolsonaro do oficialato por traição à Pátria
A desonra de Jair Bolsonaro (PL) perante as Forças Armadas está prestes a ser sepultada de forma definitiva.

 

anigif  AACC

 

FIM DA LINHA! Procuradoria Militar pede cassação de patente e expulsa Bolsonaro do oficialato por traição à Pátria


A desonra de Jair Bolsonaro (PL) perante as Forças Armadas está prestes a ser sepultada de forma definitiva. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a ciência das partes sobre a representação protocolada pelo Ministério Público Militar (MPM) junto ao Superior Tribunal Militar (STM) que exige a perda do posto e da patente do ex-mandatário. O órgão máximo de acusação militar acionou a corte para declarar a total "indignidade para o oficialato" do ex-capitão reformado, sob o sólido argumento de que seus crimes e a sua condenação criminal no âmbito da trama golpista feriram de morte a dignidade, a honra e o decoro da farda que ele um dia vestiu.

O processo de expurgação ética ganha força avassaladora devido à situação penal de Bolsonaro, que já transitou em julgado na esfera civil. O extremista de direita foi condenado a uma pena severa de 27... anos e três meses de prisão por tentar demover a democracia brasileira, e hoje arrasta seus dias em prisão domiciliar humanitária temporária — benefício concedido por Moraes em março de 2026 devido a uma broncopneumonia. Pela legislação militar brasileira, qualquer oficial condenado na Justiça comum a uma pena superior a dois anos deve ser submetido a esse tribunal de honra. Caso o plenário do STM confirme o pedido do MPM, o líder da extrema-direita será oficialmente despojado de sua patente de capitão, perdendo as prerrogativas e os proventos do cargo por indignidade moral.

Desesperada, a defesa do ex-presidente tenta se agarrar a qualquer fiapo de narrativa burocrática para salvar o que resta do orgulho militar de Bolsonaro. Em março, os advogados peticionaram ao relator do caso no STM, ministro Carlos Vuyk de Aquino, exigindo que o Exército, a Marinha e a Aeronáutica vasculhem seus arquivos em busca de um suposto "capital de lealdade", pedindo prontuários antigos, medalhas e elogios funcionais da época da ditadura. Contudo, nos corredores do STM e do STF, o sentimento é de que nenhum histórico antigo será capaz de apagar a mácula histórica de um oficial que conspirou contra a própria República e contra a Constituição que havia jurado defender.

 

 


ENTRE EM CONTATO CONOSCO

contato@documentosperdidos.com.br

Cariacica/ES

O Portal Documentos Perdidos é uma Ferramenta gratuita que possibilita o cadastro e consulta de documentos que foram perdidos, contando também com um cadastro de pessoas desaparecidas.
COMPARTILHEM NOSSO SITE EM SUAS REDES SOCIAIS