Notícias

Governo acaba com prazo para recontratação de funcionário demitido


Governo acaba com prazo para recontratação de funcionário demitido
Antes, prazo era de 90 dias

DOCUMENTOS PERDIDOS SHOPPING

Governo acaba com prazo para recontratação de funcionário demitido

Antes, prazo era de 90 dias

Mudança vale até o final do ano

Brasil registrou aumento do desemprego em meio à pandemia de covid-19Agência Brasil

O governo federal acabou com o prazo para que 1 funcionário demitido possa ser recontratado pelo mesmo empregador durante o estado de calamidade –ou seja, até o final de 2020. A regra antiga diz que o empregado não pode ser recontratado antes de 90 dias.

A portaria (nº 16.655) que define a mudança foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na manhã desta 3ª feira (14.jul.2020). O documento foi assinado pelo secretário de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco. Eis a íntegra (48kb).

 

 

A decisão de flexibilizar a regra trabalhista tem o objetivo de facilitar a retomada dos contratos de trabalho no pós-pandemia. O desemprego já atinge 12,7 milhões de pessoas (12,9%), segundo os dados mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Apenas em maio, 331 mil vagas de trabalho com carteira assinada foram fechadas.

O entendimento do governo é de que, com a crise econômica decorrente da covid-19, as empresas foram forçadas a demitir os funcionários e ficariam impedidas de contratar os antigos colaboradores por causa da norma.

Ao mudar a regra, o governo definiu a possibilidade de recontratação desde que mantidos os mesmos termos do contrato rescindido, ou seja, sem redução de salário, por exemplo.

Essa proibição de recontratações num prazo inferior a 3 meses foi definida em 1992. O objetivo é evitar fraudes. Entre as irregularidades mais comuns, estão a demissão forjada para que o funcionário sacasse os recursos depositados no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ou recebesse o seguro-desemprego e voltasse à empresa em seguida.

    


ENTRE EM CONTATO CONOSCO

contato@documentosperdidos.com.br

Cariacica/ES

O Portal Documentos Perdidos é um Ferramenta gratuita que possibilita o cadastro e consulta de documentos que foram perdidos, contando também com um cadastro de pessoas desaparecidas.
COMPARTILHEM NOSSO SITE EM SUAS REDES SOCIAIS